Sensibilidade nos dentes é sinal de cárie?
28.04.2023
Sensibilidade nos dentes é sinal de cárie? Dentista dá dicas para lidar com dentes sensíveis

Ficar com sensibilidade nos dentes costuma estar ligado ao desgaste do esmalte dentário (após sessões de clareamento dental, por exemplo). No entanto, o problema também pode surgir por conta de doenças bucais, sabia? Será que a presença de cárie, por exemplo, pode deixar os dentes sensíveis?
O Sorrisologia conversou com a dentista Cecilia Costa, que explicou melhor quais são os sinais de infecção cariosa e como lidar com sensibilidade nos dentes (em diferentes casos) da melhor maneira possível. Confira!
Cárie pode causar sensibilidade nos dentes?
De acordo com a dentista, a sensibilidade nos dentes pode sim ser um sinal de cárie. No entanto, isso costuma ocorrer quando a infecção já está mais avançada. “Quando chega na polpa dentária, a cárie costuma causar dor e sensibilidade”, afirma. Por isso, ao perceber um quadro de sensibilidade incomum, o paciente deve procurar um dentista o quanto antes para realizar o exame clínico e também exames de imagem (como a radiografia periapical), que ajuda a identificar a extensão exata da lesão cariosa.
Sintomas de cárie: fique atento a outros sinais
Além da sensibilidade nos dentes, que costuma surgir a partir do terceiro estágio da cárie (devido ao comprometimento da dentina), existem outros sintomas que podem indicar a presença de bactérias cariogênicas. A especialista destaca que é importante atentar aos sinais para identificar a infecção o mais cedo possível. Confira os principais sintomas que podem surgir:
- Mancha branca, marrom ou preta no esmalte dentário (ocorre no primeiro ou segundo estágio da cárie);
- Dor latejante e espontânea;
- Dificuldade para escovação;
- Dor (de leve a aguda) ao comer ou beber algo doce, quente ou frio;
- Buracos ou cavidades visíveis no dente.
Vale destacar, ainda, que os sintomas podem se acentuar - sinalizando complicações ainda maiores - quando a cárie não é identificada no início. É possível que surja um abscesso dentário, inchaço e acúmulo de pus ao redor do dente e até um trincamento na superfície dentária.
O que é bom para dentes sensíveis?
De acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA), a sensibilidade dentária ocorre quando a dentina perde a sua cobertura protetora. Assim, os túbulos microscópicos presentes nesta camada do dente permitem que o calor, frio e substâncias ácidas (ingeridas por bebidas e/ou comidas) afetem os nervos e as células da parte mais interna do dente. Isso resulta na sensação de hipersensibilidade e bastante desconforto.
Para prevenir esse tipo de quadro, o mais importante é tomar alguns cuidados com a higiene bucal: usar uma escova de cerdas macias e não escovar os dentes de forma muito agressiva. Caso contrário, a tendência é machucar a gengiva, desgastar o esmalte e expor as raízes dos dentes.
Uma boa dica para quem tem dentes sensíveis, inclusive, é recorrer a um creme dental para sensibilidade. A pasta de dente Oral-B Duplo Alívio, por exemplo, tem a tecnologia de dupla ação: garante o alívio instantâneo da sensibilidade, pois cria uma camada protetora no dente, e previne problemas na gengiva.
No entanto, caso a sensibilidade resulte de um quadro de cárie, a dentista explica que só há um caminho possível para resolver a situação: “A conduta ideal é procurar um profissional o mais rápido possível para diagnosticar e resolver o problema. Não existe remédio caseiro com comprovação científica que realmente melhore a sensibilidade, apenas o tratamento da cárie é a solução”, finaliza a profissional.