Cinco estágios da cárie: dor de dente pode ser sinal de que o problema atingiu o terceiro estágio
No terceiro estágio, a cárie atinge a dentina e pode causar os primeiros episódios de dor
No terceiro estágio, a cárie atinge a dentina e pode causar os primeiros episódios de dor

Publicador de Conteúdos e Mídias

Dor de dente é sinal de que a cárie chegou ao terceiro estágio

O terceiro estágio da cárie é quando a dor e sensibilidade aparecem. Para saber o que fazer quando a cárie chega a esse estágio, continue lendo.

27/10/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Para entender como a infecção cariosa começa e se desenvolve com o tempo, é importante estudar as particularidades dos 5 estágios da cárie - os sintomas, tratamentos necessários e também como o dente se comporta no processo. O terceiro estágio da cárie, em especial, é marcado pelo comprometimento da dentina, o que pode causar mais incômodo e demandar cuidados maiores. O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, especialista em Implantodontia e Cirurgia Oral, que falou mais sobre como identificar a terceira fase da cárie.

Cinco estágios da cárie explicam como o problema se desenvolve

Provocada pela ação de bactérias nocivas à saúde bucal, a cárie consiste basicamente na deterioração dos tecidos do dente. Com o passar do tempo, a infecção vai se expandindo, adentrando os tecidos mais profundos do dente, como a dentina e a raiz. Os 5 estágios da cárie servem justamente para dividir essa expansão cariogênica em fases distintas, o que facilita o estudo e a logística de tratamento para cada caso específico.

Terceiro estágio da cárie ocorre com o avanço da infecção à dentina

Localizada logo após o esmalte dentário, a dentina é a segunda camada do dente afetada pela cárie. De acordo com a especialista, o terceiro estágio inicia quando a infecção cariosa atinge esse tecido. “Geralmente, a cavidade resultante da cárie se torna profunda e afeta a dentina. Uma região com muitos nervos que fica sensível quando é acometida pelo problema”, explica a profissional.

Cárie no terceiro estágio pode causar dor e sensibilidade dentária

Por se tratar de um estágio em que a cárie está mais avançada, é bastante comum que o paciente comece a perceber alguns sintomas. Por isso, inclusive, algumas pessoas descobrem a infecção cariosa apenas nessa fase. “Dependendo da região pode ter dor, principalmente ao mastigar, e sensibilidade a alimentos e bebidas quentes e frias”, destaca a dentista. 

A cárie escondida, também chamada de síndrome do flúor, consiste justamente em uma lesão que fica oculta dentro do dente, como destaca um estudo publicado na Faculdade de Odontologia de Bauru, na USP. Isso ocorre porque o esmalte dentário não aparenta nenhuma mancha ou lesão, de modo que só é possível identificar a cárie por meio de radiografias interproximais. Isso ocorre especialmente quando a aplicação de flúor é feita regularmente de forma inapropriada, resultando em uma hipermineralização do esmalte, que dificulta a visualização da cárie.

Como tratar cárie nesse estágio?

Ao descobrir a cárie no terceiro estágio, de acordo com a dentista, não é necessário ainda realizar um tratamento endodôntico. No entanto, é importante remover a infecção com urgência para que o quadro não avance. “O indicado é a restauração, pois a cárie já atingiu a parte interna do dente. E esse tratamento precisa ser realizado para evitar a progressão do problema, ou seja, que a cárie chegue à polpa e a pessoa precise fazer um tratamento de canal”, afirma a profissional. 

Cuidados com a higiene bucal ajudam a evitar o avanço da cárie

Após identificar a presença da cárie, é importante que o paciente redobre os cuidados com a higienização bucal, o que ajuda bastante a evitar a progressão do problema. “Escove os dentes com pasta e use fio dental depois das refeições. Além de manter uma consulta de acompanhamento a cada três meses com o dentista”, recomenda a especialista. Para quem está apresentando quadros de sensibilidade dentária, em especial, é bastante válido recorrer a um creme dental para dentes sensíveis. A pasta de dente Duplo Alívio da Oral-B, por exemplo, consegue aliviar a sensibilidade de forma imediata e ainda ajuda a prevenir problemas na gengiva.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias