28.03.2016

Sangramento na gengiva durante a gravidez: como minimizar o problema

As mudanças hormonais podem agravar quadros de sangramento de gengiva em grávidas. Não deixe sua gestação ser afetada e cuide-se o quanto antes
As mudanças hormonais podem agravar quadros de sangramento de gengiva em grávidas. Não deixe sua gestação ser afetada e cuide-se o quanto antes

Quando se está à espera de um bebê, as futuras mamães normalmente têm muito com o que se preocupar. Para uma gravidez linda e saudável, além das tradicionais consultas com o obstreta e nutricionista, é muito importante que se inclua um dentista nesses cuidados. Nessa fase a mulher está mais propensa aos sangramentos na gengiva por conta das mudanças hormonais. A situação é chata, mas pode ser minimizada. Quem explica como, é o periodontista Sérgio Siqueira.

Mantenha a frequência de escovação

Os enjoos constantes à gestação, principalmente nos primeiros três meses, é a realidade de muitas grávidas. Se a mulher não pratica uma higiene bucal adequada, ela aumenta o risco de uma gengivite e, consequentemente, um sangramento na gengiva, que é muito comum no momento da escovação. Neste momentos, a ajuda profissional é sempre bem-vinda. "O dentista ou Técnico em Saúde Bucal indicarão a melhor escova, fio ou fita dental e dentifrício para o caso". Sérgio também atenta ao número de vezes que a limpeza precisa ser feita. "Pelo menos três vezes ao dia, sendo a principal higiene aquela que se faz antes de dormir".

Tenha uma alimentação saudável

As grávidas sempre têm muitos desejos e normalmente é sempre de algo mais calórico, principalmente doces, né? Sérgio afirma que é essencial manter uma alimentação balanceada durante os nove meses. "O tratamento envolve inicialmente a orientação da dieta alimentar e o controle adequado da placa bacteriana". As mamães precisam aproveitar aqueles alimentos mais saudáveis e, de preferência, que ajudam a fazer uma limpeza no sorriso, os chamados alimentos detergentes.

Creme dental para proteger as gengivas

"A gravidez é um período muito especial na vida da mulher e representa potencialmente uma mudança de foco: a gestante passa a atentar mais para o bebê que virá em breve". Por isso é necessário que os hábitos bucais higiênicos permaneçam na vida das mamães neste ciclo. O uso de um creme dental para as gengivas pode fortalecer esses cuidados e tornar a gravidez mais saudável para mamãe e seu bebê. Só ele tem o poder de reduzir o sangramento gengival e fornecer proteção antibacteriana para tornar suas amigas rosadas mais saudáveis.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Sérgio Siqueira Júnior - Especialista Periodontia e Implantologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 50346


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal