Que cuidados tomar com a moldeira de clareameNto após o uso?
O clareamento dental com moldeira é prático e seguro, mas exige uma série de cuidados, principalmente em relação aos moldes
O clareamento dental com moldeira é prático e seguro, mas exige uma série de cuidados, principalmente em relação aos moldes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Que cuidados tomar com a moldeira de clareameto após o uso?

Saiba como cuidar da sua moldeira de clareamento para garantir a eficácia do tratamento. Descubra as dicas de especialistas em Sorrisologia. Acesse agora!

28/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

O clareamento dental caseiro é uma opção de tratamento prática e acessível. No entanto, quem escolhe essa técnica deve ficar atento aos cuidados com as moldeiras. O acessório funciona como uma dentadura de silicone, em que o paciente aplica o gel clareador e deixa na boca por um tempo indicado pelo dentista. Ao entrar em contato com a superfície dos dentes, o produto quebra as moléculas pigmentadas responsáveis pelas manchas e aspecto amarelado, deixando o sorriso mais claro e uniforme. Por esse motivo, manter a qualidade dos moldes durante o processo é fundamental para garantir um bom resultado. O Sorrisologia conversou com a dentista Patrícia Almeida para saber quais são os cuidados necessários com as moldeiras para clareamento. Confira. 

Moldeiras de clareamento dental devem ser higienizadas a cada uso

Segundo a especialista, o cuidado mais importante com as moldeiras de clareamento caseiro é remover o excesso do gel que possa ter ficado no seu interior. “Após o uso, recomendamos higienizar a moldeira com água corrente e deixá-la secar em ambiente seco e arejado”, comenta. A dentista afirma que os moldes não devem ser armazenados enquanto ainda estiverem molhados, pois correm o risco de mofar e estragar. Sendo assim, não há problema em deixar o acessório fora da caixa por um tempo, contanto que seja em um lugar seguro. “Você também pode secar bem com papel toalha e depois guardá-lo na caixinha protetora”. 

A moldeira é um molde de silicone em que o paciente encaixa na boca como se fosse uma dentadura ou aparelho ortodôntico invisível. Para que o clareamento dental dê certo, o acessório deve estar bem ajustado na arcada dentária. Caso contrário, o gel clareador não consegue se espalhar pela superfície dos dentes, comprometendo a eficácia do tratamento. Por isso, é preciso tomar muito cuidado com as moldeiras para evitar danos que afetem seu encaixe e qualidade. Outro detalhe é que os moldes são de utilização individual e não devem ser compartilhados com mais ninguém. 

Clareamento com moldeira oferece mais praticidade ao paciente 

Um dos principais benefícios do clareamento dental caseiro é a sua praticidade. O paciente que não tem tempo de ir ao consultório com frequência pode fazer o tratamento no conforto de sua casa. “Além de bastante prático, esse tratamento é indicado para pacientes que sofrem com sensibilidade e não podem fazer a laser, por conta desse problema”, esclarece a dentista. 

Assim como o procedimento feito no consultório, o clareamento com a moldeira auxilia na remoção do tom amarelado e de manchas. Entretanto, a Dra. Patrícia enfatiza a importância de seguir à risca uma série de cuidados complementares. “Durante o processo de clareamento, é muito mais fácil manchar os dentes. O ideal, nesse caso, é evitar alimentos com corantes ou com cores muito intensas e manter uma higiene bucal adequada após as refeições”, orienta.

Cuidados necessários após o clareamento dental com moldeira

Após finalizar o clareamento com moldeiras, é imprescindível tomar uma série de cuidados com o sorriso. De acordo com a Dra. Patrícia, essas recomendações prolongam o efeito do tratamento e evitam manchas futuras. “É necessário manter uma escovação correta depois das refeições e realizar o acompanhamento trimestral com o seu dentista para a realização de limpezas mais profundas, que impedem as manchas”, pontua a dentista.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias