Quantos são os dentes de leite?
As crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior. Esses dentes começam a nascer a partir dos 6 meses.
Compartilhar em suas redes
Você sabe dizer quantos dentes temos na boca e quando ocorre a troca da dentição decídua pela permanente? Os primeiros dentes do bebê começam a despontar na gengiva geralmente a partir dos 6 meses, o que costuma causar certo incômodo, demandando já alguns cuidados de higiene bucal. A partir desse momento, os dentes vão nascendo gradualmente e, ainda na infância, a troca da dentição começa a ser feita.
Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, que falou tudo sobre os dentes de leite: quantos são, quando nascem, caem e como fazer a escovação correta no dia a dia. Confira!
Quantos dentes de leite temos na infância?
É possível estimar a quantidade média de dentes de leite que cada criança tem. De acordo com a cirurgiã-dentista, o número de dentes decíduos é menor que o de permanentes, pois o maxilar da criança ainda está em desenvolvimento para a disponibilização de espaço. “Até o início da troca dos dentes de leite pelos permanentes, as crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior”, afirma a especialista.
Dentes de leite: quando nascem?
É importante destacar que o tempo de nascimento dos dentes de leite varia de acordo com a criança. Ainda assim, segundo a especialista, o início e o fim da erupção da dentição decídua costuma ocorrer em um período de 3 ou 4 anos. “Os primeiros dentes costumam apontar por volta dos seis meses de vida do bebê, e os demais vão surgindo sucessivamente. Algumas crianças podem completar esse processo mais rapidamente que outras. Mas, no geral, todos os 20 dentes nascem até os quatro anos de idade”, destaca a profissional.
Um relatório preparado pela Associação Americana de Odontologia (ADA) informou em que idade, geralmente, cada dente decíduo começa a despontar. Vale relembrar que as arcadas superior e inferior da criança contêm em média, cada uma, 10 dentes de leite: 2 incisivos centrais; 2 incisivos laterais; 2 caninos; 2 primeiros molares e 2 segundos molares. Confira abaixo o período estimado de nascimento para cada um desses dentes:
Nascimento dos dentes da arcada superior
- Incisivos centrais superiores: entre os 8 e 12 meses de idade.
- Incisivos laterais superiores: entre os 9 e 13 meses de idade.
- Caninos superiores: entre os 16 e 22 meses de idade.
- Primeiros molares superiores: entre os 13 e 19 meses de idade.
- Segundos molares superiores: entre os 25 e 35 meses de idade (mais ou menos entre os 2 e 3 anos).
Nascimento dos dentes da arcada inferior
- Incisivos centrais inferiores: entre os 6 e 10 meses de idade.
- Incisivos laterais inferiores: entre os 10 e 16 meses de idade.
- Caninos inferiores: entre os 17 e 23 meses de idade.
- Primeiros molares inferiores: entre os 14 e 18 meses de idade.
- Segundos molares inferiores: entre os 23 e 31 meses de idade (mais ou menos entre os 2 e 3 anos).
Com quantos anos começam a cair os dentes de leite?
Já o período de queda dos dentes decíduos, que serve para abrir espaço para o nascimento dos dentes permanentes, de acordo com a especialista, costuma ocorrer durante cerca de 7 anos. “A primeira troca de dente tende a começar por volta dos 6 e 7 anos de idade e se estende até a adolescência, podendo chegar até os 14 anos”, destaca.
Retornando às informações do relatório da ADA, também é possível estimar o período de queda de cada um dos dentes de leite das arcadas superior e inferior. Vale destacar, no entanto, que cada criança tem o seu tempo e é importante contar com o acompanhamento de um dentista desde o nascimento dos primeiros dentes para garantir que tudo está correto. Confira o período estimado de queda para cada um dos dentes:
Queda dos dentes da arcada superior
- Incisivos centrais superiores: entre os 6 e 7 anos de idade.
- Incisivos laterais superiores: entre os 7 e 8 anos de idade.
- Caninos superiores: entre os 10 e 12 anos de idade.
- Primeiros molares superiores: entre os 9 e 11 anos de idade.
- Segundos molares superiores: entre os 10 e 12 anos de idade.
Queda dos dentes da arcada inferior
- Incisivos centrais inferiores: entre os 6 e 7 anos de idade.
- Incisivos laterais inferiores: entre os 7 e 8 anos de idade.
- Caninos inferiores: entre os 9 e 12 anos de idade.
- Primeiros molares inferiores: entre os 9 e 11 anos de idade.
- Segundos molares inferiores: entre os 10 e 12 anos de idade.
Como higienizar os dentes decíduos?
Você sabia que é necessário iniciar a higiene bucal do bebê desde o nascimento do primeiro dente? A especialista explica como os cuidados devem ser seguidos: “O processo de higienização dos dentes de leite é o mesmo para os permanentes. O paciente deve usar escovas de cerdas macias, creme dental com indicação para a sua faixa etária e fio dental”, recomenda.
Quantos são os dentes permanentes?
Um ponto curioso é que o número de dentes permanentes é bem maior que o de decíduos. Afinal, o maxilar da criança continua crescendo e se desenvolvendo com o tempo, o que permite o nascimento e a melhor organização da dentição definitiva. “Na fase adulta, o ideal é que tenhamos 32 dentes permanentes. Ou seja, 8 incisivos, 4 caninos, 8 pré-molares e 12 molares, contando com os quatros sisos”, finaliza a profissional.