Quanto creme dental usar em cada idade?

A quantidade certa de pasta de dente é diferente para crianças e adultos. Saiba mais!
A quantidade certa de pasta de dente é diferente para crianças e adultos. Saiba mais!

Escovação e uso do fio dental: essas são as principais etapas da higiene oral que a maioria das pessoas já conhece. Mas, o que nem todo mundo sabe é que os cuidados com a saúde da boca vão muito além do básico e estão repletos de detalhes que fazem toda a diferença no resultado final. Um deles é acertar na quantidade de pasta de dente por idade. Crianças e adultos se comportam de formas distintas na hora de escovar os dentes e, portanto, têm indicações específicas. 
Em entrevista ao Sorrisologia, a dentista Priscila Almeida esclarece qual é a quantidade certa de pasta de dente para cada faixa etária e dá dicas sobre como escolher o melhor creme dental infantil. Confira!

Qual é a quantidade ideal de pasta de dente para bebês, crianças e adultos?

Pode ser surpresa para alguns, mas é fácil entender porque existem diferenças na quantidade de pasta de dente para cada idade. “Dependendo da idade, as crianças não sabem cuspir e, por vezes, acabam engolindo a espuma. Então, quanto menos pasta, melhor. Além disso, independentemente da idade, o excesso de creme dental pode atrapalhar a escovação”, explica a Dra. Priscila. 
Segundo a profissional, “a quantidade de pasta de dente para bebê de até 1 ano é de 0,05 g ( equivalente a 1/2 grão de arroz cru). Já para crianças de até 2 anos o ideal é utilizar 0,1 g (equivalente a 1 grão de arroz cru). A partir dos 5 anos de idade, deve-se usar 0,3 g (equivalente a um grão de ervilha”. Ou seja, a quantidade correta de pasta de dente para adultos e crianças mais velhas é a mesma, não havendo a necessidade de exagerar.

Pasta de dente infantil: como escolher?

Quando o assunto é a higiene bucal de bebês e crianças, não basta saber a quantidade certa de pasta de dente. Também é fundamental escolher o produto adequado para a faixa etária. “O creme dental deve ser usado a partir do momento em que surgir o primeiro dentinho e em todas as escovações. O ideal é utilizar a pasta de dente com concentração de flúor em torno de 1.100 PPM (informação que consta no rótulo), para garantir que os dentes ainda em formação estejam protegidos contra as bactérias que causam as cáries”, aconselha a Dra. Priscila.

A especialista ainda ressalta que o creme dental utilizado para escovar os dentes das crianças pode ser usado por toda a família. “A maior diferença entre eles é o sabor, que, no caso dos cremes infantis, têm um gostinho mais agradável e mais fácil de ser aceito pelas crianças”, orienta. Na dúvida sobre como fazer a higiene bucal dos seus filhos – ou até mesmo a sua –, vale agendar uma consulta com um dentista. 

Redação por: Dóris Marinho.


Tags:

saúde bucal infantil saúde bucal produtos de saúde bucal

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal infantil