Qual o tratamento para dentes sensíveis a bebidas quentes?
O tratamento para sensibilidade nos dentes pode reduzir a dor que alguns pacientes sentem ao consumir bebidas quentes
O tratamento para sensibilidade nos dentes pode reduzir a dor que alguns pacientes sentem ao consumir bebidas quentes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Qual o tratamento para dentes sensíveis a bebidas quentes?

O tratamento para sensibilidade nos dentes pode reduzir a dor que alguns pacientes sentem ao consumir bebidas quentes. Saiba mais

02/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Um dos sintomas de sensibilidade dentária é a presença de dor aguda nos dentes ao ingerir alimentos e bebidas quentes demais. O incômodo até parece corriqueiro, mas pode interferir nos hábitos alimentares do(a) paciente e acabar influenciando as suas escolhas e estilo de vida. Por isso, se este é o seu caso, não deixe de buscar uma avaliação individualizada com um(a) dentista. O profissional poderá identificar a origem do problema e, a partir deste diagnóstico, explicar como tratar a sensibilidade nos dentes.

Em entrevista ao Sorrisologia, o doutor-cirurgião Márcio Ramos esclarece porque o dente dói com coisa quente e aponta quais são as possíveis formas de tratamento para o transtorno. Confira!

Quando o dente dói com quente: o que pode ser?

Antes de entender como é o tratamento para dentes sensíveis a bebidas e alimentos quentes, é importante compreender por que a sensibilidade dentária acontece. “O dente saudável é extremamente mineralizado e quase impermeável. Mas, quando ocorre uma fratura, por bruxismo, acidente, restauração quebrada ou infiltrações por bactérias, por exemplo, essa dentina fica exposta, o que ocasionará o quadro de sensibilidade”, explica o Dr. Márcio. 

“Caso o esmalte ou o cemento esteja ausente nessa dentina, os estímulos de quente e frio chegam até o nervo e provocam dor. É nessa região que existem os túbulos dentinários, que são pequenos canais que ligam a polpa dental (região com vários nervos) à porção externa da dentina, que pode estar recoberta por cemento (raiz) ou esmalte (na coroa). Então, quando esse dente, sem essa proteção, entra em contato com a bebida quente, chegará ao nervo e ocasionará a sensibilidade”, acrescenta o especialista.

Dentes sensíveis: tratamento pode eliminar ou reduzir a dor durante o consumo de bebidas quentes

Quando o dente dói com quente e o(a) paciente é diagnosticado com quadro de sensibilidade dentária, deve-se evitar a ingestão de ingredientes muito quentes. Além disso, o conselho do Dr. Márcio é que se “consuma alimentos e bebidas ácidas com moderação e não escove os dentes com muita força”. Dependendo da avaliação do(a) dentista, ainda pode ser benéfico fazer bochechos com enxaguatório bucal com flúor. 

Todas as medidas utilizadas no tratamento para sensibilidade nos dentes devem ser definidas após a avaliação de um(a) profissional. “O mais importante é descobrir o fator causador da sensibilidade para tratar o problema. Se for cárie, é preciso fazer uma restauração. Se for fratura, arrumar o dente. No caso de retração gengival, converse com seu dentista para avaliar o melhor tratamento. Também há no mercado pastas para dentes sensíveis. Esses cremes preenchem os túbulos dentinários ou bloqueiam a ação do nervo”, recomenda o doutor-cirurgião.

Fundador da IRio Odontologia, o Dr. Márcio Ramos (CRO – 15.032 RJ) é doutor-cirurgião, se formou em 1986 na Faculdade de Odontologia de Campos (FOC), localizada no Rio de Janeiro, também é especializado em Implantodontia e em Dentística Operatória pela Faculdade de Odontologia de Valença.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias