Aparelho fixo ortodôntico: qual é o melhor fio dental?
Usar aparelho ortodôntico fixo é um grande compromisso com sua saúde bucal. Responsável por alinhar os dentes e garantir o sorriso dos sonhos dos pacientes, o acessório requer uma série de cuidados com a higiene bucal. O uso do fio dental, por exemplo, é o principal de
Compartilhar em suas redes
Usar aparelho ortodôntico fixo é um grande compromisso com sua saúde bucal. Responsável por alinhar os dentes e garantir o sorriso dos sonhos dos pacientes, o acessório requer uma série de cuidados com a higiene bucal. O uso do fio dental, por exemplo, é o principal deles. Mas será que você sabe a importância dessa etapa da limpeza para o tratamento ortodôntico? Ou qual o melhor tipo de fio dental para quem usa aparelho? Para acabar com todas as suas dúvidas sobre o assunto, a dentista Uila Ramos revela as principais recomendações. Confira!
Aparelho ortodôntico x fio dental: entenda as consequências da falta de uso do acessório para higiene bucal
O uso do fio dental é fundamental para a higiene oral de qualquer pessoa. No entanto, quando se trata de um paciente que usa aparelho fixo, a importância é ainda maior. “Uma higiene bucal deficiente provoca o aumento da formação de placa bacteriana nos dentes e no aparelho, o que traz repercussões negativas para a saúde do paciente e a evolução do tratamento”, explica Uila.
Nesse caso, o acúmulo de placa bacteriana pode resultar na inflamação da gengiva (gengivite) que, além de comprometer a integridade do tecido, pode prejudicar a movimentação ortodôntica. Para que este processo ocorra sem danos ao paciente é preciso, dentre outros fatores, que ele tenha uma boa saúde periodontal - já que a gengiva e o osso acompanham esta mudança.
Além disso, outra consequência da má higiene bucal durante o tratamento ortodôntico é o surgimento de áreas desmineralizadas no esmalte dental, as temidas manchas brancas. “Devido ao ataque ácido provocado pela fermentação bacteriana, especialmente em áreas do aparelho que retêm a placa bacteriana, o excesso deste biofilme pode dar início à cárie, que é a deterioração dos tecidos duros dos dentes, como o esmalte e a dentina”, revela a profissional.
Qual o tipo de fio dental mais indicado para quem usa aparelho ortodôntico?
É importante ressaltar que desde que consiga higienizar todas as áreas da boca, o tipo de fio dental deve ser escolhido de acordo com a preferência e a habilidade de uso do paciente. No entanto, com a grande variedade de opções no mercado, a especialista cita os mais recomendados:
Fita dental: é mais fina e achatada. Geralmente, é a mais escolhida pelos pacientes devido a sua facilidade de manuseio;
- Fio dental super floss: é o tipo de fio dental com ponta rígida que ajuda na inserção do fio dental por baixo dos fios ortodônticos;
Passador de fio: dispositivo plástico semelhante a uma agulha curva que auxilia na introdução do fio dental por baixo dos fios ortodônticos.
A escova interdental também deve ser usada durante o tratamento ortodôntico
Segundo a dentista Uila, existem outros acessórios que podem ajudar a manter o sorriso saudável durante o tratamento ortodôntico, como a escova interdental. “É um recurso auxiliar muito importante, visto que as áreas de superfícies dentárias que dificultam a escovação situam-se entre os braquetes”, explica. Diferente da escova de dentes comum, ela consegue alcançar as superfícies próximas da gengiva e as envolvidas na mastigação, além de escovar os componentes do aparelho ortodôntico, o que garante uma limpeza dos dentes mais eficaz.
Esse artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva
CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife
Atualizada em 28/04/2022.