Odontologia: Existe diferença entre dentista, odontologista e odontólogo?
Profissional sorridente em traje de odontologia com um texto que questiona a diferença entre dentista, odontologista e odontólogo
Profissional sorridente em traje de odontologia com um texto que questiona a diferença entre dentista, odontologista e odontólogo

Publicador de Conteúdos e Mídias

Existe diferença entre dentista, odontologista e odontólogo?

Confuso entre dentista, odontologista e odontólogo? Descubra as diferenças e semelhanças em nosso guia claro e informativo. Leia agora!

25/01/2021

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A odontologia é um mundo apaixonante que vai muito além da estética e do sorriso. Ela é a responsável por cuidar da nossa saúde bucal, prevenindo, diagnosticando e tratando doenças que afetam a boca, os dentes e as estruturas relacionadas. 

O dentista é o profissional que te acompanha nessa jornada. Ele é especialista em cuidar, orientar sobre cuidados preventivos, problemas e oferecer sempre os melhores tratamentos de acordo com a sua necessidade. Contudo, as nomenclaturas para designar este profissional podem confundir as pessoas. 

Pensando em esclarecer essas e outras dúvidas sobre a área, o Sorrisologia conversou com a odontologista Camila Stofella que revelou as principais características dessas especializações. 

Entendendo a Odontologia 

Ciência complexa e fascinante, a odontologia se dedica ao estudo, diagnóstico, prevenção e tratamentos de doenças, distúrbios e condições da cavidade oral, incluindo dentes, gengiva, língua, mucosa oral e estruturas ósseas adjacentes. Como colocado acima, sua importância ultrapassa os limites da estética do sorriso. A saúde da boca não é uma ilha, ela está intimamente conectada à saúde do corpo. Por exemplo, a periodontite, doença grave que afeta as gengivas, está associada a doenças cardíacas, diabetes e até problemas respiratórios. Condições bucais não tratadas impactam até mesmo a gravidez, podendo resultar em parto prematuro. 

O Papel do Dentista na Saúde Geral e Bem-Estar

Embora existam diferentes nomenclaturas, dentista, odontologista e odontólogo são termos para nos referirmos ao mesmo profissional. Segundo a Drª Camila, não existe diferença entre o dentista e o odontologista, por exemplo. “Na verdade, os termos são sinônimos. Ambos os profissionais estudam a graduação em Odontologia e são responsáveis pelo tratamento dos dentes e da saúde bucal”, afirma. No Brasil, o curso de graduação em Odontologia habilita o profissional para atuar em diversas áreas da saúde bucal, como a ortodontia, endodontia, periodontia, entre outras. 

As Possibilidades dentro da Odontologia

Dentro da odontologia moderna, existe um leque de possibilidades que o profissional pode seguir, sendo cada opção focada em diferentes aspectos da saúde bucal. Listamos aqui algumas das principais áreas de atuação da odontologia:

  • Clínica geral: é a base da odontologia. Atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de diversos problemas na boca. O clínico geral realiza exames, faz limpezas dentárias, restaurações, extrações, tratamento de cárie e outros problemas bucais mais comuns. 
  • Ortodontia: profissional qualificado para corrigir a posição e alinhamento dos dentes. Essa especialidade trata da má oclusão dentária, problemas de articulação temporomandibular (ATM), diastemas, mordida cruzada, entre outros. São os ortodontistas os responsáveis pela indicação do uso de aparelhos ortodônticos. 
  • Endodontia: área que trata da polpa dentária, a parte interna do dente. Esse profissional é o mais indicado para realizar tratamentos de canal, traumatismo dentários, clareamento interno de dentes, entre outros procedimentos. 
  • Periodontia: o cuidado das gengivas é realizado pelo periodontista. Ele auxilia na prevenção, diagnóstico e tratamentos de doenças como a gengivite e periodontite. Esse profissional realiza profilaxia gengival, que é uma espécie de limpeza profunda das gengivas para remover placa bacteriana e tártaro, faz raspagem e alisamento radicular, procedimento para remover tártaro e placa acumulados abaixo da linha da gengiva, cirurgias gengivais, para corrigir condições como retração gengival e o acompanhamento de doenças periodontais, que podem levar à perda óssea e dos dentes. 
  • Implantodontia: essa área é a responsável pela reposição de dentes perdidos com implantes dentários. Esse especialista realiza cirurgia de implante dentário, colocação de próteses fixas ou removíveis sobre os implantes, faz enxertos ósseos quando necessário e cirurgias de enxerto gengival, focado na melhora estética e saúde das gengivas ao redor dos implantes. 
  • Harmonização Orofacial (Odontologia Estética): área dedicada a buscar o equilíbrio entre a funcionalidade e a estética da face, utilizando técnicas minimamente invasivas para redesenhar a harmonia facial como um todo. O dentista especializado nessa área está apto a realizar aplicação de toxina botulínica, bichectomia, tratamento de bruxismo, preenchimento com ácido hialurônico, rinomodelação, dentre outras cirurgias estéticas. 
  • Odontopediatria: esse é o profissional especializado na saúde bucal de bebês até adolescentes. Ele realiza a prevenção de cáries, aplicação de flúor, selantes, além de construir uma jornada com pais e paciente de orientações sobre saúde bucal. 

Quando Procurar um Dentista ou Qual Especialista Escolher?

É fato que a maioria de nós só procura um dentista quando a dor já está instalada ou para comprir o protocolo marcar uma consulta anual. No entanto, de acordo com a especialista, manter uma regularidade nas visitas ao dentista é fundamental para manter a saúde bucal em dia. Veja alguns dos cenários que identificam a hora de ir ao dentista: 

Dependendo da sua condição, talvez seja necessário o cuidado de um especialista. Na consulta inicial, o clínico geral irá indicar o profissional adequado para o seu caso. O encaminhamento é feito baseado na sua situação e necessidade odontológica, que pode ser: 

  • Cirurgião-dentista;
  • Ortodontista;
  • Endodontista;
  • Periodontista;
  • Odontopediatra.

Agora que entendemos a função da odontologia, diferenças de terminologias, quais áreas ela atende, fica claro que ela impacta a saúde geral e bem-estar. A boca é a porta de entrada para o corpo, por isso um sorriso brilhante não apenas reflete saúde mas também indica cuidados com o corpo e seguir uma rotina campeã de higiene bucal é e sempre será o primeiro passo para cuidar da saúde. 

Nunca vamos nos cansar de escrever a mesma coisa: 

  • Escove os dentes ao menos 2 vezes ao dia;
  • Use fio dental e enxaguante bucal;
  • Tenha uma alimentação saudável;
  • Diga não ao cigarro;
  • Agende consultas regulares ao seu dentista de confiança.

O objetivo do Sorrisologia é entregar informações, estudos, dicas e tudo o que você precisa para cuidar da sua saúde bucal. 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419

Artigo Atualizado em 18/04/2024

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias