20.10.2020

Harmonização facial pode ser feita por um dentista?

A harmonização facial está em alta! Veja se um dentista também pode realizar esse procedimento
A harmonização facial está em alta! Veja se um dentista também pode realizar esse procedimento

Em uma visita ao dentista, você consegue tratar e prevenir doenças bucais, como a cárie, fazer clareamento dental, colocar implantes e próteses, além de se atualizar das técnicas de higiene bucal. Mas, dentre tantas coisas, esse profissional também pode realizar o procedimento de harmonização facial em seu consultório? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia entrevistou a especialista em dentística Rita Ventura. 

A harmonização facial pode ser feita por um dentista? É seguro?

Se você estava na dúvida sobre o assunto, pode respirar aliviado: Rita garante que o procedimento pode ser feito por um dentista. Inclusive, procedimentos como a bichectomia, só devem ser realizados por um odontologista especializado. "Desde 2019 o Conselho Federal de Odontologia (CFO) reconheceu a harmonização facial como uma especialidade odontológica, o que foi muito importante para nós profissionais", revelou.

Qualquer dentista pode fazer a harmonização facial ou é necessário ter uma especialidade?

Pode ser que todo profissional em odontologia seja capaz de realizar a harmonização facial, mas, para garantir um tratamento mais seguro e eficaz, é importante que ele seja um expert nesse ramo. "O conhecimento adquirido durante todo o curso de graduação nos dá uma excelente base para atuar nesta especialidade, porém, o exigido pelo CFO é que o dentista faça um curso de pós-graduação para se especializar na área", ressaltou Rita.

A harmonização facial pode ser feita no próprio consultório do dentista ou em um centro cirúrgico?

Por ser um tratamento pouco evasivo, os procedimentos da harmonização facial podem ser realizados dentro do consultório dentário. "O profissional especializado oferece toda a estrutura necessária para este tipo de atendimento. Não há necessidade de internação ou de realizar o procedimento em um centro cirúrgico", esclareceu a especialista.

Dicas de como fazer uma harmonização facial de forma segura

- Procure um bom profissional dentista que seja especializado no procedimento;

- É importante que o consultório esteja dentro de todas as exigências da Anvisa;

- Siga todos os cuidados de pós-procedimento recomendados pelo seu dentista para evitar inchaço ou qualquer outro efeito colateral indesejado.

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura
Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal