
Protetor bucal: dentista dá dicas de uso e limpeza
O protetor bucal é uma peça importante para a saúde bucal de quem pratica esportes de alto impacto físico. Saiba mais.
Compartilhar em suas redes
Praticar esportes é um dos hábitos saudáveis com maior impacto na sua saúde em geral. Eles ajudam a controlar a ansiedade, aumentar a resistência física e melhorar níveis de colesterol no sangue. Mas é possível que acidentes ocorram e sua saúde bucal acabe prejudicada. Para evitar esse tipo de problema você pode utilizar os protetores bucais. Eles evitam impacto direto sobre os dentes e são muito utilizados em esportes de grande impacto, como lutas, rugby e futebol americano. Para saber um pouco mais sobre esse assunto, conversamos com a dentista Priscila Almeida. Confira!
O que é o protetor bucal e para que serve?
Como o próprio nome aponta, o protetor serve para proteger dentes, lábios e gengiva contra possíveis impactos durante a prática esportiva. “É uma espécie de aparelho feito à base de silicone, com a finalidade de proteger os dentes durante algumas práticas esportivas que podem ocasionar lesões na boca e nos dentes”, explica dra. Almeida. Um artigo científico publicado por pesquisadores da Universidade do Vale do Paraíba aponta que a primeira aparição do protetor bucal foi em 1913 por um boxeador inglês chamado Ted “Kid” Lewis. Em 1963, a federação nacional da associação de esportes americana passou a exigir o uso em práticas esportivas de contato direto, como boxe, artes marciais e luta.
Apesar de ser facilmente encontrado em lojas de equipamentos esportivos, o ideal é que você faça um modelo personalizado em um consultório odontológico. Isso vai permitir um ajuste justo do produto, sem que ele fique folgado ou aperte demais os dentes.
Como é a melhor maneira de colocar o protetor bucal?
Se você já usou alinhadores invisíveis, essa experiência pode te ajudar na hora de colocar o protetor bucal. O processo é o mesmo. De acordo com a dra. Almeida, “o protetor bucal deve acompanhar o formato dos seus dentes, para que ele se acomode bem, para isso o recomendado é fazê-lo em consultório odontológico. Para utilizá-lo, coloque-o dentro da boca e com o auxílio do polegar, pressione as suas laterais, até que ele se encaixe perfeitamente na sua arcada dentária”.
Qual a diferença entre o protetor bucal e a placa para bruxismo?
À priori, ambos têm a mesma função: proteger os dentes. Porém, há algumas diferenças essenciais entre os protetores bucais e a placa para bruxismo. O protetor visa evitar que impactos repentinos causem atritos entre os dentes. Já a placa para bruxismo é usada durante a noite para evitar traumas causados pelo ranger involuntário dos dentes. Ela é feita de material específico para absorver o movimento e diminuir a inflamação dos músculos da mandíbula, além de impedir desgastes que podem causar perda dos dentes.
Como devo limpar o meu protetor bucal?
Assim como a sua boca, os protetores bucais também precisam ser higienizados para garantir a sua saúde bucal. Isso é necessário para remover quaisquer sujeiras, restos de alimentos e placa bacteriana que possa ter aderido ao protetor durante o uso. “A limpeza deve ser feita com uma escova – com uso exclusivo para esse dispositivo – e água. Basta escovar todo o protetor, enxaguar bem e secá-lo com uma toalha ou lenço de papel”, afirma dra. Priscila.