Próteses podem causar estomatite? Saiba mais
A estomatite protética costuma estar associada a hábitos inadequados. Entenda!
A estomatite protética costuma estar associada a hábitos inadequados. Entenda!

Publicador de Conteúdos e Mídias

Próteses podem causar estomatite? Saiba mais

A prótese dentária é um recurso odontológico indicado para indivíduos que perderam um ou mais dentes, mas o uso errado pode causar problema. Saiba mais

03/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A prótese dentária é um recurso odontológico indicado para indivíduos que perderam um ou mais dentes - seja por quedas, acidentes, doenças bucais ou envelhecimento. O dispositivo ajuda a restabelecer a saúde bucal e a autoestima do paciente, mas também demanda certos cuidados. Sem a devida manutenção, alguns tipos de prótese dentária podem gerar um quadro chamado estomatite protética. Em entrevista ao Sorrisologia, o cirurgião dentista Edson Rodrigues de Paula Neto explica por que a condição acontece e como tratá-la. Confira!

O que é estomatite protética e quais são as causas? 

Também conhecida como estomatite de dentadura ou estomatite por prótese, a estomatite protética é um quadro que acontece em pacientes com próteses dentárias. Segundo o Dr. Edson, “a condição geralmente é causada por próteses dos tipos prótese total e prótese parcial removível. Em alguns casos, uma prótese do tipo protocolo mal higienizada também pode apresentar o problema”. 

Em relação a qual a causa da estomatite protética, diversos podem ser os fatores associados, desde a falta de higiene até hábitos inadequados de convívio com o dispositivo. “Pacientes que não removem a prótese ao dormir, porque não se sentem confortáveis ou porque não querem aparecer sem dente, acabam por não deixar a gengiva circular sangue. A orientação é de que esses indivíduos removam a prótese durante o banho e massageiem a gengiva, para que ocorra uma circulação sanguínea correta”, aconselha o especialista. 

“Além disso, pacientes que não higienizam a prótese de maneira adequada ou que não têm uma boa higiene podem acabar favorecendo a proliferação da cândida nessas próteses. Muitas vezes, pacientes que utilizam escovas com cerdas duras ou produtos inapropriados, que vão causar ranhuras e riscos nessas próteses, também facilitam o acúmulo de fungos que podem levar ao quadro de estomatite protética”, acrescenta. 

Na dúvida sobre quais devem ser os cuidados ideais com a prótese dentária, converse com o cirurgião dentista responsável por acompanhar o seu tratamento. 

Sintomas de estomatite protética nem sempre são perceptíveis

Visitar regularmente o consultório odontológico é fundamental para identificar o quadro de estomatite protética e dar início ao tratamento adequado. Isso porque, em muitos casos, a condição não apresenta sintomas perceptíveis. “Geralmente, a estomatite protética aparece de maneira assintomática, por meio de regiões avermelhadas no local em que essa prótese está apoiada (no céu da boca ou na região da mucosa). Contudo, às vezes, pode ter sintomatologia. Os pacientes podem relatar ardor, mau gosto e até um pequeno desconforto”, aponta o Dr. Edson. 

Estomatite protética: como tratar? 

O cirurgião dentista é o profissional qualificado para explicar como tratar estomatite protética. De acordo com o Dr. Edson, “o tratamento para esse tipo de doença como padrão pelas pesquisas, na verdade, é a nistatina. Mas, existem diversos estudos no Brasil que mostram que o uso do bicarbonato de sódio ou do vinagre também ajudam bastante no controle e no tratamento da estomatite protética. Uma higienização boa e, muitas vezes, a troca dessa prótese também vão favorecer o tratamento e a regressão desse quadro”. 

Dr. Edson Rodrigues de Paula Neto, cirurgião dentista, diretor da Clínica All Smiles. Especialista em próteses e implantodontia, membro da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas). Mestre em Estomatologia e Diagnóstico Bucal pela Universidade Paulista (UNIP)
 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias