Quando a prótese overdenture é indicada e quais as suas vantagens sobre outras próteses
A prótese overdenture consegue substituir vários dentes de uma vez e oferece melhor fixação
A prótese overdenture consegue substituir vários dentes de uma vez e oferece melhor fixação

Publicador de Conteúdos e Mídias

Prótese overdenture: quando é indicada e quais suas vantagens

Você sabe quais as indicações das próteses overdentures? Leia mais para quais as vantagens dela sobre outros modelos e quais os cuidados necessários.

29/12/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você já ouviu falar na prótese overdenture? Ela é indicada para substituir todos os dentes da boca, tem um sistema de fixação bem simples, é removível e fácil de higienizar, pois é praticamente uma dentadura com um encaixe mais firme. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Michele Caldas, especialista em Implantodontia, que falou mais sobre as indicações e vantagens da overdenture. Confira!

O que é a prótese overdenture?

De acordo com a especialista, a prótese overdenture é uma das melhores opções para pacientes que perderam todos os dentes (seja da arcada superior ou inferior).“É uma prótese total que fica presa por um sistema de encaixe em cerca de 2 ou 4 implantes, proporcionando maior estabilidade e firmeza para o dispositivo. Ela traz mais segurança ao paciente, mesmo sendo uma prótese que ele pode remover”, explica.

Quais os tipos de prótese overdenture?

Existem dois tipos de prótese overdenture que, de acordo com a dentista, se diferenciam basicamente pelo tipo de encaixe que exigem. “A variação não está no modo como é feita a prótese Overdenture, mas no sistema de fixação dela sobre os implantes, que pode ser por barra-clip ou O’ring”, destaca.

A overdenture barra-clip precisa de duas peças para fazer o encaixe da prótese ao implante, garantindo bastante firmeza. “No sistema barra-clip, existe uma barra que faz a união entre os implantes. Na prótese, há um clipe de plástico que se encaixa nessa barra mantendo a peça fixa em seu local”, explica a profissional.

Já o segundo modo de encaixe, de acordo com a especialista, utiliza apenas anéis de borracha para garantir a fixação da prótese. “No sistema de O’ring, a diferença está na ausência da barra. O sistema de O’ring acontece devido à existência de uma variação de diâmetro na extremidade do implante. Desse modo, ele proporciona um ponto de encaixe para a prótese”, complementa. 

Quais as vantagens desse tipo de prótese?

De acordo com um estudo publicado na Revista Íbero-americana de Prótese Clínica & Laboratorial, o uso de overdentures acaba sendo bastante vantajoso por diferentes aspectos. Primeiro, porque garante uma melhor retenção e estabilidade das próteses, aumentando a eficiência mastigatória. Segundo, porque transmite menos força para os pilares durante os movimentos da prótese. Ou seja, não faz pressões excessivas na mandíbula, prevenindo possíveis disfunções temporomandibulares (DTM). A dentista Michele Caldas complementa outros benefícios que as overdentures podem trazer para a saúde bucal dos pacientes:

  • É fácil de remover e, por conta da boa fixação da prótese, há um menor risco de lesões;
  • Tem um preço mais acessível em relação à outras próteses sobre implantes;
  • É mais confortável por não haver um atrito da prótese com a gengiva;
  • Por ser removível, a prótese overdenture é mais fácil de higienizar e, assim, também fica mais fácil higienizar a boca e evitar infecções;
  • Esse tipo de prótese necessita de menos volume ósseo, pois utiliza menos implantes em sua instalação.

Saiba como higienizar a prótese overdenture

Para prevenir problemas de saúde bucal, de acordo com a especialista, é importante tomar alguns cuidados com a prótese no dia a dia. “Apesar de se tratar de dentes artificiais, não significa que você pode negligenciar a higiene bucal, visto que os maus cuidados podem trazer complicações, como a perda dos implantes que sustentam a prótese, surgimento de manchas e quebra da prótese”, destaca a profissional.

O mais indicado, como complementa a Dra. Caldas, é fazer a higienização oral e da prótese ao menos duas vezes por dia, utilizando os produtos adequados. “A limpeza pode (e deve) ser feita removendo primeiro a prótese e, então, com o uso de escova de dentes e sabão neutro ou produtos específicos para limpeza diária da prótese. Além disso, é recomendado manter visitas regulares ao consultório para que o dentista possa identificar qualquer tipo de complicação possivelmente causada pela prótese”, finaliza.

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias