Preciso desinfetar a escova de dentes elétrica? Dentista explica como fazer esse procedimento em casa

30.10.2020

Preciso desinfetar a escova de dentes elétrica? Dentista explica como fazer esse procedimento em casa

Descubra se realmente é necessário desinfetar a escova de dentes elétrica
Descubra se realmente é necessário desinfetar a escova de dentes elétrica

Você faz a higiene bucal com uma escova de dentes elétrica? Se a resposta for sim, provavelmente deve ter notado uma porção de benefícios assim que incluiu o produto na sua rotina de limpeza. Além dos dentes limpos e hálito refrescante, conseguiu perceber a diminuição do acúmulo de placa bacteriana e sua escovação se tornou bem mais completa. Mas para manter o bom resultado da higiene feita pelo aparelho, é fundamental saber preservá-lo. Além de armazenar em um local protegido e arejado, será que também se torna importante desinfetar a escova? O Sorrisologia entrevistou a dentista Camila Sodré que esclareceu a questão.

A escova de dentes elétrica precisa ser desinfetada? Entenda a importância desse cuidado

Assim como a escova de dente manual, o modelo elétrico também precisa ser desinfetada com certa frequência e a odontologista explica o motivo: "Após ser utilizada, a escova pode ter sido contaminada por diversos microrganismos que ficam alojados entre 24 horas a 7 dias nas cerdas. Esses micróbios podem chegar ao produto pelo ambiente ou até mesmo pela própria cavidade bucal", revelou.

Se essa limpeza das cerdas não for realizada, pode haver uma piora significativa da qualidade da escovação ou causar a degradação da escova. "Com esses fatores, a pessoa pode vir a acumular mais resíduos em sua cavidade oral ao invés de limpá-los, tendo chances de causar uma inflamação ou uma infecção pelo acúmulo de resíduos", atentou.

Como desinfetar a escova de dentes elétrica?

1º passo) Após escovar os dentes, lave somente as cerdas da escova elétrica na água corrente;

2º passo) Dê leves “batidinhas” na escova usando a palma da mão para tirar todo o excesso de água;

3º passo) Remova a cabeça da escova e deixe de molho por alguns minutos em um copo com enxaguante bucal e depois tire o produto das cerdas com água corrente;

4º passo) Para evitar que as cerdas fiquem úmidas por muito tempo, a dentista recomenda secar com uma toalha de papel;

5º passo) Para que o produto continue seguro, coloque um protetor na cabeça da escova ou guarde em um local protegido e fresco.

Como preservar a escova de dentes elétrica

- Mantenha sua escova de dentes elétrica sempre na vertical e afastadas de outras escovas. 

- Nunca divida sua escova com ninguém, pois se uma das pessoas estiver infectada com alguma bactéria, vírus ou fungo pode haver a contaminação da pessoa que for utilizar em conjunto.

- Nunca guarde as escovas molhadas ou úmidas. O fato delas estarem com água pode facilitar a proliferação de microrganismos.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Camila Stofella Sodré - Doutoranda em Clínica Médica pela UFRJ. Mestre em odontologia com área de concentração em reabilitação oral / prótese. Especialista em prótese dentária.
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 40419


TODAS AS MATÉRIAS: escova de dente