30.05.2022

Posso usar creme dental para sensibilidade sem indicação do dentista?

O creme dental para sensibilidade pode ser usado por todos. No entanto, para garantir que é realmente a melhor escolha, é fundamental que ele seja indicado pelo seu dentista
O creme dental para sensibilidade pode ser usado por todos. No entanto, para garantir que é realmente a melhor escolha, é fundamental que ele seja indicado pelo seu dentista

Você sabia que existem tipos de pasta de dente indicados para diferentes casos? O creme dental para sensibilidade, por exemplo, tem uma fórmula que protege as áreas sensíveis dos dentes e ameniza a dor no dia a dia. No entanto, será que ele pode ser usado mesmo sem a indicação de um dentista? Quais os benefícios desse tipo de produto? O Sorrisologia conversou com a dentista Priscila Almeida, que esclareceu se existem (ou não) contraindicações para o uso desse creme dental. Confira! 

Qualquer pessoa pode usar creme dental para sensibilidade?

De acordo com a dentista Priscila Almeida, o creme dental para sensibilidade pode ser utilizado por qualquer pessoa, exceto por bebês e crianças. No entanto, a eficácia do produto pode variar, pois depende das necessidades de cada paciente. “Não existe uma contraindicação, desde que a pessoa não seja uma criança. Mas, nem sempre a pasta vai suprir ou resolver o problema da pessoa. Em um tratamento ortodôntico, por exemplo, precisamos aumentar o número de partículas de flúor por gota. A pasta para dentes sensíveis não será efetiva nesse tratamento”, explica a profissional. 

Como escolher a melhor pasta de dente: consulte o dentista

Para escolher a pasta de dente ideal, é necessário levar em conta alguns fatores. Cremes dentais com um teor mais alto de fluoreto, por exemplo, são bons para quem tem sensibilidade. No entanto, eles devem ser usados com moderação e nem sempre surtem o efeito que você deseja. Por isso, para optar realmente pela melhor alternativa, é sempre importante consultar um especialista.

“Existem vários tipos de pasta: mais fortes, fracas, de sensibilidade com proteção gengival, para doença periodontal, entre outras. Avaliando o problema, o dentista vai indicar a melhor pasta. Isso vai depender do nível de sensibilidade que você tem nos dentes”, destaca a dentista. 

Creme dental para dentes sensíveis: quais os benefícios?

Utilizar o creme dental para sensibilidade realmente ajuda a amenizar a dor nos dentes. No entanto, para resolver o problema para valer, é importante investigar o sintoma mais a fundo. “Seu benefício é diminuir a sensibilidade dos dentes. Ele entra nos túbulos dentinários e faz um tamponamento, já que a exposição do túbulo faz com que o dente fique sensível. Ele tira a sensibilidade com o uso frequente, mas não trata o problema. É necessário ir atrás da causa”, explica a dentista. 

Em alguns casos, de acordo com a Dra. Almeida, é necessário fazer uma intervenção ortodôntica mais complexa para resolver o problema. “Algumas pessoas realmente têm o dente mais sensível. Já outras têm uma exposição na parte cervical do dente ou tiveram uma retração gengival, deixando aquela parte exposta. Pode ser necessário fazer uma cirurgia ou outro procedimento para resolver o problema. Temos que saber a causa dessa sensibilidade para tratá-la”, finaliza a especialista. Tratamentos como enxerto de gengiva e restauração dental, por exemplo, podem ser essenciais para superar de vez a sensibilidade. Por isso, não deixe de descobrir a causa do problema com um dentista, ok?


Tags:

higiene bucal saúde bucal dentes sensibilidade produtos de higiene bucal creme dental dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal