01.07.2021

Posso estourar bolsa de pus na gengiva?

O surgimento de bolsa de pus na gengiva pode indicar que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Saiba como tratar e evitar o quadro!
O surgimento de bolsa de pus na gengiva pode indicar que algo não vai bem com a sua saúde bucal. Saiba como tratar e evitar o quadro!

A aparência da gengiva pode dizer muito sobre a sua saúde bucal. Isso porque existem algumas características que indicam a presença de problemas que podem comprometer o seu sorriso. A bolsa de pus na gengiva, por exemplo, é a principal entre elas. Geralmente, o quadro pode ser sinônimo de periodontite e outras condições. Mas será que estourar a bolha de pus na boca é a solução ideal? Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto, conversamos com a dentista Rhianna Barreto, que revelou as principais formas de tratamento para bolsa de pus na gengiva.

Bolsa de pus na gengiva: o que é?

A bolsa de pus na gengiva, também chamada de abscesso dentário, é um quadro mais comum do que se imagina. “A condição é uma infecção crônica de origem dentária ou periodontal. Geralmente, o acúmulo de pus forma uma espécie de "bolsa" na região da raiz dentária”, conta a dentista. Na maioria dos casos, o motivo por trás da infecção é o acúmulo de bactérias ruins na gengiva. Quando não eliminadas, elas se multiplicam e provocam o abscesso dentário.

No entanto, vale ressaltar que existem dois tipos de abscesso dentário: periodontal e gengival. No primeiro, as doenças periodontais resultam na bolsa de pus na gengiva ou no espaço entre os dentes. Já no segundo, as principais causas são acúmulo de placa bacteriana ou resíduos de alimentos alojados diretamente no tecido gengival, resultando na bolsa de pus na gengiva.

Estourar bolsa de pus na gengiva não é a solução para o problema bucal

Ainda que a primeira reação ao ver uma bolsa de pus na gengiva seja tentar estourá-la, é importante controlar essa atitude. “O ideal é procurar um cirurgião dentista para verificar a causa e tratar o quadro. Ao estourar a bolsa de pus na gengiva, o paciente pode provocar uma nova infecção pior do que a anterior”, alerta a profissional.

Depois de diagnosticada no consultório odontológico, a bolsa de pus na gengiva deve ser tratada de acordo com o agente causador da infecção. Nesse caso, pode ser necessário a utilização do tratamento periodontal ou do tratamento de canal, assim como a drenagem do abscesso dentário e a remoção das bactérias presentes na gengiva e nos dentes.

Saiba como prevenir o surgimento de bolsa de pus na gengiva

Assim como outros problemas bucais, a bolsa de pus na gengiva também pode ser prevenida. Nesse caso, tudo o que você precisa é adotar alguns cuidados simples na sua rotina. “Realizar o tratamento preventivo no consultório, incluindo radiografia panorâmica e profilaxia dentária, a cada seis meses com dentista é fundamental”, recomenda a especialista.

Além disso, é importante redobrar a atenção com a higiene bucal diária. O uso de fio dental, por exemplo, é indispensável para prevenir o acúmulo de placa bacteriana e resíduos alimentares, o que assegura a saúde da sua gengiva. Lembre-se: a prevenção é sempre o melhor remédio para qualquer problema bucal. 

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal