Por quanto tempo dura a dor após uma manutenção ortodôntica?
Feita a cada 25 ou 30 dias, a manutenção ortodôntica é muito importante para o tratamento que tem como objetivo corrigir má oclusões dentárias, sendo um dos fatores que evita o prolongamento desse. Entre as principais reclamações, ela pode ser um processo
Compartilhar em suas redes
Feita a cada 25 ou 30 dias, a manutenção ortodôntica é muito importante para o tratamento que tem como objetivo corrigir má oclusões dentárias, sendo um dos fatores que evita o prolongamento desse. Entre as principais reclamações, ela pode ser um processo doloroso. Mas a dor é necessária à movimentação adequada dos dentes. Sem esses movimentos, o tratamento ortodôntico deixa de fazer sentido, pois não há nenhuma força que encaminhe os dentes à direção correta. O ortodontista Marcos de Borba comenta porque isso acontece e por quanto tempo a dor ainda pode durar.
A importância da manutenção ortodôntico
A manutenção ortodôntica pode ser voltada para dois casos. O primeiro envolve basicamente a aplicação de força no aparelho ortodôntico. Esses ajustes são feitos para corrigir a movimentação que o aparelho faz sobre o dentes. “Após 15 dias da aplicação da força, o aparelho começa a ficar inativo e uma nova força precisa ser aplicada”, explica.
O segundo caso é o dos ajustes, em que pode acontecer a substituição de alguns acessórios. As borrachas, por exemplo, podem se degradar com o tempo e perder a força inicial que tinham. Além delas, os arcos ortodônticos, as ligaduras elásticas, as molas ou os elásticos podem ser trocados. Caso esses acessórios estejam danificados, o tratamento ortodôntico pode ser prolongado.
Por que sinto dor?
Nos primeiros dias após a consulta, é normal o paciente sentir dor nos dentes, em decorrência da pressão que o aparelho ortodôntico faz. “São nesses primeiros dias que a força está ativa e a movimentação ocorre”, explica. A mastigação do paciente, nesse período, também pode ser dolorosa. Com a movimentação dentária feita, a força diminui e a dor reduz bastante. “A sensibilidade vai reduzindo ao longo do tratamento, pois quanto mais alinhados os dentes vão ficando, menor a amplitude da movimentação”, comenta o ortodontista.
Como acabar com o desconforto
Existem técnicas utilizando fios ortodônticos diferenciados que consegue suavizar as dores do paciente. Além disso, em casos mais extremos, ele também pode falar com o profissional responsável pela manutenção. Dependendo do caso, remédios podem ser prescritos para diminuir o desconforto. Mas a indicação só pode ser feita pelo dentista, depois de avaliar a situação.
Dor após manutenção do aparelho ortodôntico
A dor do ajuste representa a movimentação dos dentes causada pela força aplicada. O normal é que essa dor dure até 5 dias. “Caso se prolongue por mais tempo, é recomendado informar o seu ortodontista para verificar se não há nada fora da normalidade, como força excessiva, por exemplo”, alerta.
Cuidados após manutenção ortodôntica
No início, é recomendado que o paciente faça uma alimentação mais pastosa, evitando a mastigação forte. “Evitar alimentos muito crocantes, cortar as carnes em pedaços menores são cuidados que ajudarão a reduzir a dor pós-manutenção”, explica. Marcos ainda alerta que o excesso de mobilidade nos dentes deve ser imediatamente comunicado ao dentista.
Quer saber mais como funciona o tratamento ortodôntico? Confira assistindo ao vídeo do Manual do Mundo:
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Marcos de Borba - Ortodontista
Porto Alegre - RS
CRO-RS: 12129