Placa de bruxismo é a solução para acabar com a disfunção: mito ou verdade? Especialista esclarece a dúvida
Veja como a placa de bruxismo pode contribuir para o tratamento do distúrbio
Veja como a placa de bruxismo pode contribuir para o tratamento do distúrbio

Publicador de Conteúdos e Mídias

Placa de bruxismo acaba com a disfunção: mito ou verdade?

Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não é novidade para ninguém. Afinal, o hábito de ranger os dentes pode resultar em dores de cabeça e um forte incômodo nos músculos da face. A boa notícia é<

12/08/2020

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Que o bruxismo pode trazer uma série de complicações para a vida do paciente não é novidade para ninguém. Afinal, o hábito de ranger os dentes pode resultar em dores de cabeça e um forte incômodo nos músculos da face. A boa notícia é que existem alguns tratamentos que podem ajudar a controlar o apertamento dos dentes. Entre eles, está a placa de bruxismo. Mas será que ela é capaz de eliminar de uma vez a disfunção? Para esclarecer essa dúvida, nós conversamos com a dentista Sandra Regina que contou um pouco mais sobre o assunto. Veja só!

Antes de tudo, entenda o que é o bruxismo

O bruxismo nada mais é do que o hábito de apertar ou ranger os dentes. O distúrbio, que pode acometer pessoas de todas as idades, é promovido pelos músculos da mastigação e pode trazer uma série de consequências para o paciente, como lesões orofaciais, desgastes dentários, dor muscular e lesão periodontal. Por isso, ao notar que as dores de cabeça e no maxilar estão se tornando mais frequentes, é importante consultar um médico para identificar o motivo por trás disso, já que, muita das vezes, pode se tratar de um quadro de bruxismo.

A placa de bruxismo é a solução para o problema?

De acordo com Sandra, a placa de bruxismo - ou placa miorrelaxante como também é conhecida - pode contribuir para o tratamento do distúrbio. “A função do acessório serve para desprogramar a mordida e relaxar os músculos mastigatórios da face, auxiliando com grande importância a articulação”, explica. Além disso, a placa de bruxismo oferece o menor risco dos pacientes desenvolverem problemas de mordida aberta anterior, extrusões e migrações dentárias. Embora seja o tratamento mais indicado, a especialista alerta que existem alguns cuidados que podem ajudar no quadro de bruxismo. “Aplicação de toxina botulínica, fisioterapia, meditação e terapia psicológica também são outras atitudes que podem eliminar a disfunção”, revela.

Veja alguns cuidados necessários para o uso de placa de bruxismo

Assim como qualquer outro acessório odontológico, a placa de bruxismo também requer alguns cuidados específicos. A higiene da ferramenta, por exemplo, deve ser feita diariamente com água e sabão. Nesse caso, é importante não utilizar creme dental, já que o dentifrícios podem arranhar a superfície. Também podem ser utilizados limpadores para próteses antibacterianos, em que a placa deve ser deixada submersa por alguns minutos, ao menos, uma vez na semana. Além disso, é importante que a placa miorrelaxante não seja armazenada em um lugar úmido para evitar o surgimento de fungos. Lembre-se: a saúde do seu sorriso só depende de você.

Esse artigo contou com a participação de:
Sandra Regina de Oliveira Torres - Cirurgiã-dentista e especialista em traumatologia
São Paulo - SP
CRO-SP: 113237

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias