Placa de bruxismo: como ajustá-la na boca? Dentista explica como deve ser a manutenção da placa miorrelaxante
A placa de bruxismo (miorrelaxante) é feita de acrílico e deve ser moldada e ajustada pelo dentista
A placa de bruxismo (miorrelaxante) é feita de acrílico e deve ser moldada e ajustada pelo dentista

Publicador de Conteúdos e Mídias

Placa de bruxismo: como ajustá-la na boca?

A placa de bruxismo não deve ser ajustada em casa. Ela é feita de um material mais rígido e é produzida a partir de um molde da arcada dentária do paciente.

14/02/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A placa de bruxismo (também chamada de placa miorrelaxante) é feita sob medida para se encaixar perfeitamente na boca do paciente. Por isso, a sensação de incômodo ou de mal encaixe ocorre geralmente apenas quando o acessório é comprado sem a orientação de um profissional especializado. 

Você sabia, por exemplo, que existe um tipo de material mais indicado para a confecção dessa placa oclusal? Além disso, para que o tratamento contra o bruxismo seja eficiente, a placa deve ser modelada e ajustada apenas no consultório odontológico. O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, especialista em reabilitação oral e estética, que falou mais sobre a utilidade da placa de bruxismo e como ajustá-la na boca se necessário.

Placa de bruxismo é feita de acrílico e deve ser modelada por um dentista

De acordo com a cirurgiã-dentista, a placa miorrelaxante deve ser mais rígida para conter o ranger e o apertar dos dentes de forma mais eficiente. “A placa de bruxismo (miorrelaxante) é feita exclusivamente de acrílico, pois este material é mais resistente ao impacto da força exercida pelos dentes. O mecanismo se encaixa com facilidade nos dentes, pois é produzido a partir de um molde da arcada dentária do paciente. Algumas pessoas podem sentir um pouco de pressão ao colocá-lo, mas é completamente normal”, explica.

De acordo com um estudo publicado na revista científica digital Gestão & Saúde, as placas oclusais (miorrelaxantes) são excelentes para tratar bruxismo e doenças temporomandibulares (DTM). Isso porque elas atuam na articulação temporomandibular (ATM), garantindo uma posição ortopedicamente mais estável e a proteção dos dentes.

Para que serve a placa de bruxismo? 

De acordo com a dentista, a placa miorrelaxante realmente auxilia no tratamento para bruxismo, mas deve ser utilizada de forma apropriada. “Ela é indicada para proteger os dentes dos movimentos de ranger e apertar que fazemos enquanto dormimos. A placa deve ser utilizada sempre à noite, durante o sono e removida assim que acordar”, orienta.

Como ajustar placa de bruxismo na boca

Tentar ajustar a placa de bruxismo por conta própria não garante um melhor encaixe, sabia? Isso pode inclusive danificar a placa e os seus próprios dentes. “A placa é feita com um material rígido, então não tem como remoldá-la. Caso haja alguma alteração na arcada dentária do paciente, o correto é refazer a placa a partir de um novo molde”, explica a especialista. 

A Dra. Almeida complementa que até é possível fazer alguns pequenos ajustes na placa, mas essa não é a medida mais indicada. “Caso a placa fique muito apertada, não encaixe direito ou não sirva, o dentista pode tentar desgastar o material. Porém, na maioria dos casos é necessário fazer novamente o molde da boca para que se produza uma nova plaquinha”, finaliza a profissional. 

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias