02.08.2022

Placa bacteriana: escovar os dentes ajuda a evitar? Veja dicas de um dentista para prevenir doenças bucais

Para prevenir placa bacteriana, é fundamental escovar os dentes ao menos três vezes ao dia
Para prevenir placa bacteriana, é fundamental escovar os dentes ao menos três vezes ao dia

Ter o hábito de escovar os dentes com o creme dental adequado é muito importante para prevenir uma série de problemas bucais, principalmente o acúmulo de placa bacteriana. Também chamada de biofilme dental, essa placa consiste em uma camada fina, geralmente incolor e de textura áspera, originada por bactérias e restos de alimentos que se acumulam nos dentes. Quando não há o devido cuidado com a higiene bucal, esse tipo de problema pode surgir até mesmo em um período de 15 horas, podendo desencadear, a partir de então, inflamações e doenças bucais mais graves. O Sorrisologia conversou com o cirurgião-dentista Edson Rodrigues, que falou mais sobre a importância da escovação para prevenir placas bacterianas e outros cuidados fundamentais que todos devem tomar diariamente. É só continuar lendo!

Escovar os dentes é fundamental para evitar a placa bacteriana e problemas maiores

De acordo com o cirurgião-dentista, movimentar a escova corretamente (escovando no sentido da gengiva para baixo) é muito importante para remover as sujeiras e prevenir a retenção de bactérias. “É verdade que a escovação ajuda a evitar o acúmulo de placa bacteriana. Através da fricção da escova e do creme dental, é possível remover o excesso dessas bactérias que vão se acumulando sobre a superfície dos dentes”, explica.  

Além de usar uma escova com cerdas macias, atentando aos movimentos da escovação, também é importante escolher o tipo de pasta de dente mais adequado. De acordo com o especialista, vale a pena consultar o seu dentista para não errar nesse quesito. “Os cremes dentais atuais possuem abrasivos específicos. Dependendo do tipo de problema que você tenha, o produto deve ter uma composição mais ou menos abrasiva. O ato mecânico da escovação vai remover as bactérias, evitando que essa placa bacteriana vire tártaro e que isso progrida para um problema maior”, complementa. 

Cuidados com a higiene e alimentação são indispensáveis para prevenir o acúmulo de placa bacteriana

Manter uma rotina completa e regrada de higiene bucal é outra dica muito importante. O Dr. Rodrigues destaca que a frequência da escovação e o uso de outros produtos de higiene fazem toda diferença. “As principais dicas de higiene e alimentação seriam: realizar a higiene bucal pelo menos três vezes ao dia, escovação e uso de fio dental e ainda o enxaguante bucal uma vez ao dia  (é importante que seja um enxaguante sem álcool)”, recomenda. 

Vale destacar, ainda, que a alimentação pode ser uma aliada no combate às placas bacterianas. De acordo com o dentista, o processo de mastigação pode ajudar a soltar o biofilme que está mais endurecido. “Com relação à alimentação, alimentos mais rígidos ou mais fibrosos também favorecem o controle da placa bacteriana. Isso porque, no ato de morder, eles vão gerar uma certa resistência, um atrito contra os dentes, e isso também ajuda, em parte, na remoção dessa placa que aderiu sobre os dentes”, destaca. Após as refeições, é importante que o indivíduo realize a higiene bucal para limpar melhor as camadas dos dentes afetados. O ideal, inclusive, é esperar cerca de 30 minutos antes de realizar a escovação - assim, a saliva consegue equilibrar o pH da boca que foi alterado pelos alimentos. Seguindo essas dicas, é possível impedir a proliferação de bactérias e prevenir diferentes problemas bucais. 

Como remover placa bacteriana corretamente

Caso as placas bacterianas não sejam removidas na rotina de higiene bucal, é possível que surjam doenças bucais mais graves. “A placa bacteriana pode acabar induzindo uma alteração do pH, o que pode levar ao aparecimento de cáries e também à gengivite”, explica o especialista. Por isso, quando a saúde bucal já está muito comprometida, é fundamental recorrer à limpeza realizada em consultório odontológico. A profilaxia dentária consegue eliminar placas bacterianas, prevenir doenças periodontais, cáries e o mau hálito. O mais indicado é realizar esse procedimento a cada 6 meses ou sempre que houver algum acúmulo de placas bacterianas ou possíveis inflamações.


Tags:

higiene bucal escova de dente saúde bucal cárie fio dental produtos de higiene bucal periodontite creme dental placa bacteriana limpeza

Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal