Placa bacteriana: acúmulo no dente pode ser sinal de cárie?
A placa bacteriana aparece naturalmente sobre os dentes, mas deixar que ela se acumule prejudica a sua saúde bucal. Saiba como evitar problemas de saúde bucal.
Compartilhar em suas redes
A placa bacteriana é um problema bastante temido por quem preza pela saúde bucal. A película rugosa formada por bactérias cobre a superfície dos dentes deixando uma sensação de falta de limpeza. Além do incômodo que causa, a sensação de placa deixa a dúvida: será que esse é um sintoma de cárie? Se você também tem essa dúvida, entenda mais a relação entre esses dois problemas bucais!
Placa bacteriana e a cárie são problemas diferentes
A placa bacteriana e cárie são problemas bucais que estão relacionados, mas são diferentes. A placa bacteriana - ou biofilme dental - é uma película transparente formada por acúmulo de bactérias, microorganismos e restos de alimentos. Normalmente, a placa bacteriana se forma nos dentes como consequência de uma má higiene bucal. A placa pode causar desde sensibilidade e vermelhidão até o sangramento gengival.
Já a cárie dental é uma deterioração de três camadas do dente: o esmalte, o cemento e a dentina. Diferente da placa bacteriana, que é uma película invisível e de textura rugosa, depois de formada a cavidade da cárie normalmente é visível, deixando pequenas manchas de cor escura na superfície dos dentes. Em estágio avançado de deterioração, a cárie pode causar intensas dores de dente.
A placa bacteriana pode causar cárie e outros problemas bucais
A placa bacteriana por si só não é sinal de cárie, mas o seu acúmulo pode sim causar o surgimento das cáries. Mas por que isso acontece? A explicação é simples: os ácidos liberados pelas bactérias são os responsáveis pela deterioração do esmalte dos dentes, formando as cavidades que conhecemos como cárie.
Por isso, se você quer prevenir a cárie, é imprescindível evitar a formação e o acúmulo de placa bacteriana nos dentes. Ao se livrar da placa, você também consegue prevenir outros problemas bucais como o tártaro, que ocorre quando a placa bacteriana endurece. Como o tártaro não é removível com escovação ou uso de fio dental, sem o tratamento adequado ele pode evoluir para problemas mais sérios como a gengivite e a periodontite.
Saiba como prevenir a formação de placa bacteriana
Já que a placa bacteriana tem relação direta com a formação das cáries, então como prevenir a sua formação para evitar a cárie? O passo mais importante sempre é manter uma boa higiene bucal. Primeiro, escove bem os dentes, fazendo movimentos circulares com a escova por até dois minutos, como recomendam os dentistas.
Lembre de usar o fio dental diariamente - esse passo é fundamental para remover os restos de comida que se acumulam em áreas dos dentes que nem sempre a escova consegue alcançar. O enxaguante bucal também é um aliado na prevenção da placa bacteriana, potencializando a desinfecção da boca. Mas lembre-se que o seu uso não substitui a escovação dos dentes.
Por fim, evite o consumo excessivo de alimentos ricos em açúcares, que é uma das substâncias favoritas dos microorganismos. Além disso, faça visitas periódicas ao dentista para acompanhar a sua saúde bucal e realizar tratamentos preventivos, como a limpeza dos dentes, por exemplo.