Qual é melhor produto para tratar a gengivite?
Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade, se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengiv
Compartilhar em suas redes
Só quem já sofreu com a gengivite sabe o quanto ela pode ser incômoda. Caracterizada por uma inflamação primária na gengiva, ela pode evoluir rapidamente para uma periodontite, infecção de maior gravidade, se não for tratada a tempo. Para cuidar da gengivite, a higiene bucal pode e deve ajudar, cumprindo papel fundamental no tratamento da inflamação. Mas qual é o melhor pasta de dente para tratar esse problema? Confira tudo sobre isso!
Pasta de dente para gengivite deve conter substâncias específicas além do flúor
Quando falamos sobre tratar a gengivite, o principal fator que deve estar presente é a ação antibacteriana. Isso porque é a placa bacteriana que desenvolve inflamações na gengiva, juntamente com a formação do tártaro. Com a higiene bucal diária, o produto remove e impede a formação do biofilme e protege a gengiva de doenças bucais, como a gengivite e a periodontite. Para isso, o produto deve ter substâncias ajudam a combater as bactérias responsáveis pela inflamação na gengiva. É ideal que o produto também contenha flúor, para impulsionar ainda mais a limpeza.
Higiene bucal deve ser completa para conter o problema
Por mais que a pasta de dente possa ser uma poderosa aliada no tratamento de problemas gengivais, uma higiene bucal completa é imprescindível para tratar a gengivite. Após uma escovação vigorosa, é importante fazer uso do fio dental e de um enxaguante bucal antisséptico para eliminar todas as possíveis bactérias da boca e evitar também a formação de cáries e o surgimento do tártaro nos dentes. Uma dica é usar um enxaguante bucal que ajuda a prevenir a placa bacteriana, reduzindo as bactérias que causam a gengivite e combater o mau hálito.
A melhor prevenção é a rotina de higiene bucal
A gengivite é muito desconfortável, mas com os hábitos certos dá para prevenir e manter o sorriso sempre saudável. A escolha da escova de dentes, por exemplo, é algo importante: para não ferir a gengiva, o recomendado é que a escova seja de cerdas macias e com a cabeça curta: só assim ela vai poder atingir todas as áreas da boca e fazer uma limpeza profunda e completa. O uso constante do fio dental também é importante, a fim de evitar que a placa bacteriana se instale na gengiva. Mantendo uma rotina adequada de cuidados com a higiene bucal, é bem possível que a gengivite não tenha vez. Porém, se durante a higiene sua gengiva permanecer sangrando com frequência ou se mostre sensível à escovação, não hesite em procurar o seu dentista.