24.07.2021

Para que servem os parafusos de ancoragem na ortodontia?

Entenda a função dos parafusos de ancoragem na ortodontia e os cuidados necessários durante o tratamento ortodôntico
Entenda a função dos parafusos de ancoragem na ortodontia e os cuidados necessários durante o tratamento ortodôntico

Não precisa saber muito sobre ortodontia para descobrir que essa especialidade odontológica utiliza diversos acessórios para corrigir a posição dos dentes. Os parafusos de ancoragem, por exemplo, são os principais entre eles. Responsáveis por diminuir o tempo de uso do aparelho ortodôntico, eles são grandes aliados para pacientes que buscam conquistar um sorriso alinhado. Mas você sabe como eles funcionam na prática? Para esclarecer essa e outras dúvidas, conversamos com o dentista Djalma Faria, que revelou a função dos parafusos de ancoragem na ortodontia. Veja só!

Entenda o papel dos parafusos de ancoragem na ortodontia

De acordo com o especialista, os parafusos de ancoragem nada mais são do que dispositivos de ancoragem temporários (DAT). “Conhecidos por mini parafusos, micro parafusos ou mini implantes, feitos de aço ou titânio, eles são instalados a partir de anestesia local rosqueado junto aos ossos”, explica Djalma. Assim como outras ferramentas utilizadas durante o tratamento ortodôntico, os parafusos também servem para facilitar o procedimento tanto para o paciente, quanto para o dentista. “A função dos parafusos é auxiliar o tratamento ortodôntico feito com aparelhos fixos, reforçando as forças aplicadas nos dentes”, afirma. Justamente por isso, o seu uso costuma tornar o tratamento mais rápido do que o convencional.

Em quais casos da ortodontia é necessário o uso dos parafusos de ancoragem?

Embora os parafusos de ancoragem sejam utilizados para diminuir o tempo dos procedimentos na ortodontia, eles possuem algumas indicações específicas. “Eles costumam ser indicados para casos complexos em que o aparelho ortodôntico não consegue proporcionar o resultado final esperado pelo paciente”, revela o dentista. Normalmente, os parafusos de ancoragem são recomendados pelos especialistas para casos como fechamento de espaços de extrações, verticalização de molares inclinados e movimentos de intrusão dentária - que consiste no movimento de introduzir o dente na base óssea.

O uso do acessório durante o tratamento ortodôntico exige cuidados especiais

Assim como qualquer ferramenta durante o tratamento ortodôntico, os parafusos de ancoragem também necessitam de cuidados diários. “Uma boa higiene bucal é fundamental para evitar problemas de inflamações da mucosa”, aconselha o ortodontista. Para isso, é importante investir nas ferramentas mais adequadas para escovação do aparelho ortodôntico, como a escova unitufo e o fio dental super floss, que combatem o acúmulo de placa bacteriana.

As consultas com o dentista devem ser respeitadas para acompanhar o andamento do tratamento ortodôntico. Além de garantirem a movimentação correta dos dentes, as visitas ao consultório também permitem um diagnóstico precoce de possíveis problemas ou doenças bucais.

 

Este artigo contou com a participação de:
Djalma Faria - Ortodontista formado pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista no sistema invisalign, ortodontia funcional dos maxilares e ortodontia autoligavel.
CRO-SP: 59104


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal