22.12.2020

Os benefícios da escova de dentes elétrica no tratamento ortodôntico

Entenda como a escova de dentes elétrica pode garantir uma higiene bucal mais eficaz durante o tratamento ortodôntico
Entenda como a escova de dentes elétrica pode garantir uma higiene bucal mais eficaz durante o tratamento ortodôntico

Quando se trata de higiene bucal, você certamente já deve ter ouvido falar sobre as vantagens da escova de dente elétrica. Com movimentos precisos e suaves, ela é capaz de remover até 100% da placa bacteriana durante a escovação. Mas será que esse tipo de escova também pode ser benéfica para a limpeza dos dentes de pacientes em tratamento ortodôntico? Para esclarecer essa dúvida, o Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos que revelou se o uso dessa ferramenta é ou não adequado neste caso.

As vantagens da escova de dente elétrica

Se engana quem pensa que escova de dentes é tudo igual. Na verdade, quando se trata do modelo elétrico, as vantagens e os benefícios podem ser ainda maiores para sua higiene bucal. “Por ter movimentos automatizados, ela proporciona a preservação da saúde das gengivas e dos dentes”, revela a especialista. Ou seja: com ela, é possível higienizar partes onde a escova de dentes comum não alcança. Além disso, o modelo é uma boa opção para os pacientes que apresentam algum grau de dificuldade, limitação da coordenação motora ou que fazem a escovação com força e apresentam recessões gengivais.

A escova de dente elétrica facilita a limpeza do aparelho ortodôntico

Se tiver que escolher entre a escova de dente elétrica e a comum para os pacientes que estão em tratamento ortodôntico, a especialista indica a vencedora: a escova de dentes elétrica. “A principal vantagem desses modelos é motivar o paciente a ter um controle efetivo da placa bacteriana pela sua facilidade de uso, já que a presença dos acessórios, como fios e braquetes, dificultam a higiene durante o tratamento”, explica Uila.

Outro fator importante para garantir uma higiene bucal eficaz durante o uso do aparelho ortodôntico é a escovação após as refeições. “Utilizar o fio dental, escovar o aparelho e os dentes com a escova elétrica e a interdental é fundamental para evitar o surgimento de cáries e da gengivite”, aconselha.

Escova de dentes elétrica = saúde bucal em dia

Quem faz tratamento ortodôntico sabe bem sobre a importância de manter os cuidados com a higiene bucal. Nesse caso, optar pelo uso da escova de dentes elétrica é sinônimo de uma limpeza mais eficaz e uma saúde bucal em dia. “Saber posicionar e esperar o tempo necessário em cada área da escovação é o que viabiliza a opção pelas escovas elétricas, para que sejam eficientes e colaborem para a manutenção da saúde bucal durante o tratamento ortodôntico”, afirma a dentista.

Além disso, o uso de enxaguante bucal também é bem-vindo após a escovação. Isso porque o flúor do enxaguante previne a cárie, além de eliminar as bactérias presentes na língua, bochecha e gengiva, responsáveis por inflamações gengivais, cárie e mau hálito que podem prejudicar a evolução do tratamento ortodôntico.

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva

CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal