O que é odontalgia e dicas de como aliviar dor de dente. Dentista explica diferentes classificações
O termo odontalgia serve basicamente para definir uma dor de dente, que pode ter diferentes origens
O termo odontalgia serve basicamente para definir uma dor de dente, que pode ter diferentes origens

Publicador de Conteúdos e Mídias

O que é odontalgia e dicas de como aliviar dor de dente

A odontalgia é conhecida popularmente como dor de dente e pode ter diferentes origens, demandando tratamentos distintos.

18/01/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Você já ouviu falar em odontalgia? Esse termo da odontologia serve basicamente para definir dores de dente, diferenciando suas causas e particularidades. Em alguns casos, a dor de dente pode sinalizar um outro problema (que pode ou não ser bucal), que precisa ser identificado e devidamente tratado. Para entender melhor as diferentes classificações de odontalgia, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Uila Ramos, que esclareceu vários pontos importantes. Confira!

Afinal, o que é odontalgia?

De acordo com a especialista, a odontalgia pode se manifestar por diferentes motivos e precisa ser diagnosticada e tratada o quanto antes. “A odontalgia é conhecida popularmente como dor de dente e pode se originar por diferentes fatores etiológicos, merecendo investigação clínica e, se for o caso, a realização de radiografias”, explica a profissional. 

De acordo com um estudo publicado no Caderno de Saúde Pública do Rio de Janeiro, a cárie é considerada uma das principais causas da dor dentária, prevalecendo geralmente em pacientes com mais de um dente cariado. A presença de cálculo dentário (relacionada à higienização bucal precária) é outra condição que desencadeia dor de dente. Para identificar infecções mais profundas, torna-se imprescindível a utilização de exames de imagens.

Odontalgia atípica é aquela que não apresenta uma causa aparente 

Você sabia que a dor de dente pode não ter uma origem clara? De acordo com a dentista, existe uma classificação específica para esse tipo de caso. “Odontalgia atípica é o quadro clínico em que o paciente refere dor em um dente, grupo de dentes ou até mesmo em um alvéolo após a extração dentária, mas não apresenta uma causa específica ou aparente. Isto é, não há fator dentário ou neurológico que possa ser apontado”, destaca a profissional. 

Odontalgia referida não tem origem odontogênica

Quando a causa da dor não tem relação com um problema no dente (como uma cárie ou outra infecção), é possível classificá-la de uma outra maneira: “Odontalgia referida é uma dor de origem não odontogênica (não tem relação com dentes e estruturas anexas), mas que é sentida nos dentes e tem como origem, por exemplo, uma dor do tipo miofascial. Ou seja, a dor se origina em outro local da região orofacial e é percebida nos dentes (que podem estar completamente saudáveis)”, explica a dentista.   

A odontalgia referida pode estar relacionada a algum problema respiratório (como sinusite e pneumonia) e até a problemas cardíacos. É possível, ainda, que esse tipo de dor de dente ocorra após uma restauração ou outros tratamentos dentais. Para saber ao certo a origem, não deixe de consultar um profissional de confiança.

Dicas de como aliviar dor de dente

A especialista destaca que a odontalgia (dor de dente) pode indicar um problema mais profundo, sendo uma forma de alerta que não pode ser ignorada. “É necessário escutar o paciente, examiná-lo detalhadamente e solicitar exames complementares (exames de imagem, análises clínicas para os casos em que for necessário) para encerrar o diagnóstico e, a partir daí, adotar o tratamento mais adequado”, explica.

Para aliviar a dor de dente e evitar que o problema progrida, é muito importante tomar cuidados básicos em casa e seguir todas as recomendações do dentista. Em casos mais extremos, é possível que o especialista prescreva um analgésico para o paciente.“O paciente deve comparecer às consultas periódicas (procedimentos de limpeza dentária), manter a higiene bucal diariamente com o uso do fio dental e escovação e uma alimentação saudável (rica em nutrientes, que estimule a salivação)”, finaliza a profissional. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias