O que é o canal do dente?
O tratamento de canal é realizado em casos de cáries, trumas e fraturas, servindo para a remoção da polpa do dente e restauração do local.
Compartilhar em suas redes
O tratamento de canal, ou apenas canal dentário, é um procedimento realizado em casos de cáries profundas, quando o dente já está praticamente todo comprometido, ou de traumas e fraturas. Esse tratamento é dividido em três etapas básicas: remoção do tecido afetado, limpeza e restauração, que devem ser realizadas em consultório com um endodontista de confiança. Quer saber mais sobre o que é o canal do dente, como ele é feito e os cuidados necessários após o procedimento? O Sorrisologia conversou com a dentista Heloísa Crisóstomo, especialista em prótese e dentística.
O que é o tratamento de canal do dente (ou tratamento endodôntico)?
O tratamento endodôntico (ou de canal) consiste basicamente na remoção da polpa do dente seguida da limpeza e preenchimento do local. Quando o nervo do dente é tomado por uma cárie, o quadro pode se desenvolver para um abscesso dentário - infecção profunda marcada por sintomas de dor, inchaço e formação de pus. Para evitar que os danos sejam maiores, o tratamento de canal deve ser feito o quanto antes.
De acordo com a dentista Heloísa Crisóstomo, antes de realizar o tratamento endodôntico é necessário avaliar o estado da polpa. “Casos que já possuem processo de infecção ou que o dente não responde mais ao teste de vitalidade (quando o paciente não sente nada ao colocar calor ou frio sobre o dente), é considerado um cenário irreversível”, explica.
Embora as cáries sejam as causas mais comuns de danos nos dentes, existem outros fatores que podem demandar a realização do tratamento de canal:
- Fratura no dente - causada geralmente por alguma pancada ou queda
- Dente trincado - ocorre geralmente em casos de bruxismo ou quando a pessoa morde alimentos muito duros
Como é feito tratamento de canal?
O tratamento endodôntico é realizado basicamente em três etapas e, dependendo do caso, requer mais de uma consulta. Antes de iniciar o procedimento, o paciente realiza exames de imagem que ajudam a confirmar o quadro e a identificar melhor a área a ser removida. Em seguida, o profissional inicia o tratamento a seguir:
Primeira etapa: anestesia e remoção do tecido pulpar
O primeiro passo é aplicar uma anestesia local para que seja possível acessar o nervo do dente sem causar dor. Com o auxílio de uma broca, o dentista abre a coroa do dente e remove a polpa dentária - tecido que vai desde a dentina até a raiz.Segunda etapa: limpeza dos canais
Após a remoção da polpa do dente (processo conhecido como pulpectomia), é feita uma limpeza dos canais radiculares. Nesta etapa, os vasos sanguíneos são esvaziados e ressecados para que, depois, o local receba o material obturador.Terceira etapa: restauração do dente
Com o fim da limpeza dos canais, é possível que seja feita uma restauração provisória - principalmente caso o paciente tenha que esperar até a próxima consulta. Depois, essa essa restauração provisória é removida e, então, é feito o preenchimento definitivo com um material obturador. Os canais são geralmente selados com cimento endodôntico e, por fim, é instalada uma coroa (capa artificial) para restaurar a aparência do dente.
Cuidados após fazer canal no dente: tenha atenção com a alimentação e higiene bucal
Para se recuperar bem após o tratamento endodôntico, é muito importante que o paciente siga as recomendações de alimentação e higiene bucal. Confira os principais cuidados que devem ser seguidos após o procedimento:
- Evite alimentos muito duros, crocantes ou ácidos;
- Realize uma boa higiene bucal com uma escova de cerdas macias, creme dental com flúor e uso de fio dental;
- Tome os medicamentos prescritos pelo dentista, como analgésicos e anti-inflamtórios.