Desvendando a ATM: Identifique e Trate os Problemas da ATM
A ATM é uma articulação responsável por algumas ações como bocejar e mastigar. Essa região pode ser atingida por alguns problemas causados, principalmente, pelo estresse. Entenda mais sobre eles
A ATM é uma articulação responsável por algumas ações como bocejar e mastigar. Essa região pode ser atingida por alguns problemas causados, principalmente, pelo estresse. Entenda mais sobre eles

Publicador de Conteúdos e Mídias

O que é ATM e quais problemas podem acometer essa região?

O que é ATM? Quais os problemas ela pode causar? Leia o artigo e entenda mais sobre a Articulação Temporomandibular e como tratá-la.

23/02/2018

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

A ATM é o conjunto de músculos e articulações que são responsáveis pelos movimentos do maxilar de abrir e fechar a boca, como a fala e a mastigação.

Porém, alguns fatores externos podem afetá-la diretamente e desencadear uma série de outras complicações. Doenças relacionadas ao desgaste nos ossos, má postura, estresse e ansiedade podem ser alguns intensificadores de incômodos na articulação.

Conversamos com o dentista Ricardo Aranha que explica mais sobre a disfunção da articulação temporomandibular (ATM), os problemas que mais acometem essa região e como devem ser tratados.

O que significa Articulação Temporomandibular (ATM)?

ATM é a sigla utilizada para "Articulação Temporomandibular", essas articulações ligam diretamente o osso da mandíbula ao osso do crânio e permitem que funções como mastigação e fala sejam executadas.

Por ser uma articulação muito flexível, seus músculos são responsáveis por controlar qualquer movimento do maxilar, por isso, quando há disfunção da ATM, a chamada disfunções temporomandibulares (DTM), é preciso consultar urgentemente um profissional para que esse problema não se agrave e prejudique diversas ações básicas do dia, como comer, bocejar e falar.

Sintomas mais comuns da disfunção da ATM

A disfunção da articulação temporomandibular (ATM) é um problema comum que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

Essa condição pode causar uma variedade de sintomas que afetam a mandíbula, a cabeça e até mesmo os ouvidos. Os sintomas da ATM podem variar de dores de cabeça persistentes a dificuldades para mastigar e até mesmo zumbidos no ouvido.

Normalmente, os problemas da ATM se manifestam de forma brusca e interferem diretamente nos movimentos mecânicos, como na abertura ou fechamento da boca,além de causarem dores ou disfunções que normalmente são percebidas na área próxima aos ouvidos.
 

  1. Dores de cabeça na região da testa, fundo de olho e nas têmporas: Essas dores de cabeça podem ser frequentes e intensas, muitas vezes confundidas com enxaquecas. Elas são causadas pela tensão nos músculos da mandíbula e da cabeça devido à disfunção da ATM.

  2. Dores de ouvido: A disfunção da ATM pode causar dor no ouvido, que pode ser constante ou intermitente. Isso ocorre devido à proximidade entre a articulação temporomandibular e o ouvido.

  3. Zumbidos no ouvido: Alguns pacientes com disfunção da ATM podem experimentar zumbidos ou ruídos no ouvido, conhecidos como tinnitus. Esses sons podem variar em intensidade e podem ser acompanhados por outros sintomas auditivos.

  4. Dificuldade para mastigar, principalmente alimentos duros: A disfunção da ATM pode tornar a mastigação desconfortável, especialmente ao tentar mastigar alimentos duros ou pegajosos. Isso ocorre devido à dor e à limitação de movimento da mandíbula.

  5. Dores durante a mastigação: As dores ao mastigar podem ser um dos sintomas mais comuns da disfunção da ATM. Elas podem variar de leves a intensas e podem ser sentidas em diferentes áreas da mandíbula e do rosto.

  6. Tonturas e vertigens: Alguns pacientes com disfunção da ATM podem experimentar tonturas ou sensação de vertigem. Isso pode ser devido à influência da disfunção da ATM nos nervos e músculos do pescoço e da cabeça.

  7. Barulho próximo à orelha ao abrir e fechar a boca: Um dos sintomas característicos da disfunção da ATM é o ruído ou estalido ao abrir ou fechar a boca. Isso ocorre devido ao deslocamento do disco articular dentro da articulação temporomandibular durante o movimento da mandíbula.

  8. Desgaste dental excessivo: A disfunção da ATM pode causar desgaste irregular nos dentes, especialmente nos dentes posteriores. Isso ocorre devido à pressão excessiva exercida sobre os dentes devido à má oclusão ou bruxismo associado à disfunção da ATM.

  9. Sensação de travar a mandíbula: Em casos mais graves de disfunção da ATM, a mandíbula pode travar temporariamente em uma posição aberta ou fechada. Isso pode causar desconforto e dificuldade para abrir ou fechar a boca completamente.

"Evitar mascar chicletes, usar estimulantes como cafeína e taurina à noite e praticar atividades extras que lhe tragam prazer, podem ser maneiras de evitar o problema”, finaliza o dentista.

Quais problemas podem acontecer na ATM?

A ATM é uma articulação sinovial, que é a que realiza a comunicação entre uma extremidade óssea e outra e garante o movimento para o membro em questão. "Assim como qualquer outra articulação, ela está sujeita a dores, inflamações e degeneração de suas partes moles e duras”, comenta o dentista.

Os problemas dessa região podem ser tratados?

Sim. O cirurgião-dentista especialista na área irá avaliar o caso, diagnosticá-lo e indicar o tratamento que mais se encaixa com o quadro do paciente.

“Os tratamentos podem ser de diversos tipos, eles variam de exercícios fisioterapêuticos, infiltração de certos remédios, ou até mesmo o uso de placas oclusais, aparelhos removíveis que cobrem a superfície dos dentes", completa Ricardo.

Um outro problema que pode estar diretamente associado com o desenvolvimento de doenças na ATM é o estresse excessivo, e pode ser considerado como o principal causador de transtornos bucais que surgem com o nervosismo.

Para estes casos, vale um acompanhamento com outras especialidades, além do dentista, como psicólogos ou terapeutas.

É importante procurar a avaliação de um dentista ou especialista em disfunção da ATM se você estiver experimentando algum desses sintomas. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado podem ajudar a aliviar os sintomas e prevenir complicações futuras.

 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias