O aparelho ortodôntico pode atrapalhar na hora do beijo?
As borboletas no estômago não negam: o amor está no ar. Vocês estão cada vez mais próximos e tudo está caminhando para o grande momento: o primeiro beijo. Nessas horas, para quem usa aparelho fixo, o sentimento natural de ansiedade pode acabar se tornando, na verdade, u
Compartilhar em suas redes
As borboletas no estômago não negam: o amor está no ar. Vocês estão cada vez mais próximos e tudo está caminhando para o grande momento: o primeiro beijo. Nessas horas, para quem usa aparelho fixo, o sentimento natural de ansiedade pode acabar se tornando, na verdade, uma preocupação. E agora, será que os ferrinhos vão ser um obstáculo na hora H? A dentista Tatiana Rysovas pode ajudar com mais informação e algumas dicas.
Quem nunca teve medo que atire a primeira pedra
Primeiramente, se você se sentiu bobo por ter tido essa dúvida, saiba que ela é mais comum do que se imagina. Tatiana conta que essa é uma pergunta bastante frequente em seu consultório. “Ter que usar aparelho pode parecer o fim para meninas e meninos que estão começando a vida amorosa. Muitos têm medo de machucar a boca do outro, se enroscar, não beijar direito e acabam ficando sem saber como lidar com tudo isso”, explica.
Mas o risco é real?
Existem diversos mitos sobre o assunto, mas segundo a dentista, a situação não precisa ser tão assustadora assim. “O fato de estar usando o aparelho somente exige um pouco mais de calma na hora do beijo para não bater no lábio do outro com os braquetes”, instrui a especialista que garante: o aparelho não corta a língua de quem está sendo beijado.
De qualquer maneira, a orientação de ir devagar tem uma razão. “Realmente, com muita sede ao pote, os dentes podem se bater e os ferrinhos machucarem a sua boca e da outra pessoa”, por isso, Tatiana lembra que é fundamental se acostumar com o aparelho e com o beijo antes de tentar outros movimentos.
E se os dois usarem aparelho fixo?
“Existe um pavor de quem usa aparelho em beijar outra pessoa com aparelho porque imagina-se que possam enroscar um no outro, mas não há problema algum”, tranquiliza a dentista. Segundo ela, é pouco provável que aconteça qualquer tipo de “enrosco” entre as duas partes, portanto, essa não precisa ser mais uma questão a ser considerada.
Dicas da especialista
Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, que tal alguns conselhos? Tatiana separou três bem importantes:
- Se familiarize com seu próprio aparelho e remova os elásticos caso esteja usando, pois eles limitam a abertura da boca.
- Quem usa aparelho sabe que precisa ter uma higiene bucal ainda mais rigorosa, por isso, mantenha o ritual em dia. Beijar alguém com restos de comida presos aos fios vai atrapalhar muito mais a relação do que os próprios braquetes.
- Por fim, a dica mais valiosa é beije devagar, sinta e curta o momento.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Tatiana Teixeira Rysovas - Ortodontista
São Paulo - SP
CRO-SP: 70447