17.12.2020

Minha lente de contato dental caiu: o que fazer? Entenda como é feita a reposição dessa lâmina nos dentes

Você sabe o que fazer caso a sua lente de contato dental caia? Veja os cuidados necessários para fazer a reposição da lâmina nos dentes
Você sabe o que fazer caso a sua lente de contato dental caia? Veja os cuidados necessários para fazer a reposição da lâmina nos dentes

Dentre os principais tratamentos odontológicos estéticos, a lente de contato dental é um dos mais procurados entre os pacientes. Feito por um profissional da área de dentística, o procedimento consiste na colocação de pequenas lâminas de porcelana na frente dos dentes naturais que podem mudar a cor, o formato e até mesmo o tamanho dos elementos. Ainda assim, é preciso ter em mente que acidentes podem acontecer e levar a perda da lente de contato. Para ajudá-lo a tomar as atitudes certas caso essa situação ocorra, o Sorrisologia conversou com a dentista Kalina Diniz que revelou como a reposição dessa lâmina nos dentes deve ser feita. Confira!

A lente de contato dental caiu: o que pode ser?

Embora o paciente fique surpreso, é mais comum do que se imagina lidar com a queda da lente de contato dental. Nesse caso, existe uma série de fatores que podem contribuir para essa situação, desde problemas durante a realização do procedimento até maus hábitos. “Falhas nas etapas de cimentação, uso de adesivos de baixa qualidade, costume de roer unhas ou morder objetos duros e parafunções, como bruxismo e apertamento, podem provocar deslocamento das lentes”, explica Kalina.

Além disso, a má higiene bucal é outro fator que pode contribuir para a perda da lente. “Pacientes que não fazem uma boa escovação com o uso de fio dental estão propícios à cáries, infiltrações em volta das lentes e doenças gengivais, o que contribui para o quadro”, conta.

O que fazer quando a lente de contato dental cai?

A primeira coisa que deve ser feita é procurar imediatamente um dentista junto com a lente de contato dental que caiu para uma análise do quadro. “Essa etapa tem o objetivo de esclarecer se a lente está saudável ou observar o tamanho da fratura. A partir disso, o profissional será capaz de optar pelo melhor tratamento”, afirma. Se a lente de contato dental estiver intacta, por exemplo, o ideal é refazer todo o passo a passo da técnica para uma nova cimentação.

Por outro lado, quando a lente está danificada, é preciso fazer um novo recondicionamento da lente e do dente. Depois disso, o mais recomendado é que o paciente opte pela confecção de uma nova lâmina.

Os cuidados necessários para evitar a perda da lente de contato dental

Assim como qualquer procedimento odontológico, as lentes de contato dentais necessitam do acompanhamento de um profissional e alguns cuidados para garantir a sua durabilidade. Fazer uma boa higiene bucal, por exemplo, é fundamental. “O uso de escovas macias, cremes dentais não abrasivos, fio dental e enxaguante bucal ajuda a evitar cáries e gengivite, doenças que podem interferir nesse tipo de procedimento estético”, esclarece a dentista. Além disso, pacientes com bruxismo devem fazer uso da placa miorrelaxante, especialmente durante à noite, para proteger as lentes de grandes desgastes.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Kalina Diniz - Dentística e Odontologia Estética
São Paulo - SP
CRO-SP: 110560


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal