05.11.2021

Micro rachadura no dente: entenda o quadro e as suas consequências

Entenda como a micro fratura no dente pode afetar a sua saúde bucal e os tratamentos para o quadro
Entenda como a micro fratura no dente pode afetar a sua saúde bucal e os tratamentos para o quadro

Você tem notado alguma rachadura no dente? Então é importante ligar o sinal de alerta! Ainda que não tenha ocorrido nenhum tipo de acidente, essas pequenas aberturas podem surgir e devem ser investigadas. Isso porque a micro rachadura no dente pode favorecer uma série de problemas bucais que exigem tratamento. Para entender melhor sobre o assunto, nós conversamos com o dentista Mário Groisman, do Rio de Janeiro. Veja, a seguir, as principais consequências da micro rachadura no dente e como tratá-la. 

Entenda como surge a micro rachadura no dente

Antes de descobrir as principais consequências de uma pequena rachadura no dente, é importante entender como ela surge. Nesse sentido, o especialista adianta: a microfratura pode ser causada por traumas físicos ou químicos. “Em relação ao trauma físico, pode estar relacionado à mordida errada, bruxismo noturno e outros aspectos”, explica Mário. 

Geralmente, a rachadura no dente ocorre na parte coronária, que é a região de mastigação e as laterais de contatos entre os elementos, e no colo do dente. No entanto, é importante ter em mente que esse pequeno incômodo pode surgir em qualquer parte da estrutura dental. 

Micro rachadura no dente pode provocar sensibilidade dentária e outros problemas bucais

Ainda que pareça ser um problema inofensivo, a rachadura no dente, ainda que mínima, pode provocar uma série de problemas bucais. A hipersensibilidade dentária, por exemplo, é um dos principais deles. O paciente também pode lidar com lesões cervicais não-cariosas, que são caracterizadas pela perda de esmalte na região cervical do dente. 

Além disso, a micro fratura no dente também pode favorecer a contaminação bacteriana. “Por sofrer traumas constantes, a superfície do esmalte dentário trinca e, assim, expõe a superfície da dentina - que apresenta uma topografia mais porosa. Com isso, o acúmulo de biofilme pode ser intensificado na região”, alerta o profissional. Justamente por isso, ao notar qualquer sinal de fratura ou rachadura no dente, é preciso consultar um dentista o mais rápido possível. Dessa forma, é possível garantir um bom tratamento e evitar danos maiores à sua saúde bucal.

O tratamento para micro rachadura no dente varia de acordo com a causa do quadro

Como falamos anteriormente, a rachadura no dente é sinônimo de trauma ou acidente causados por diferentes fatores. Justamente por isso, o tratamento para o quadro pode variar de acordo com o agente causador. Quando ocasionada por apertamento ou bruxismo, por exemplo, o ideal é fazer o uso da placa miorrelaxante. 

“Mas, se a rachadura no dente for resultado de contato prematuro, é preciso realizar o desgaste seletivo naquele elemento, tentando restabelecer um padrão de mordida adequado para o suporte as cargas oclusais, e finalizar com resina”, explica o especialista. O mais importante é identificar o cenário e tratar para que não volte a se repetir ou evitar complicações maiores no sorriso.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Mario Groisman - Especialista em periodontia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e em implantologia pela Conselho Federal de Odontologia.
CRO-RJ: 11548

 


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal