13.08.2020

Meus dentes estão ficando transparentes nas pontas: o que pode ser? Descubra as causas e o melhor tratamento

Seus dentes estão ficando transparentes nas pontas? Descubra o que pode estar causando esse problema
Seus dentes estão ficando transparentes nas pontas? Descubra o que pode estar causando esse problema

Hoje, depois de fazer a higiene bucal, você deu uma boa olhada nos seus dentes e percebeu que eles estão com as pontas transparentes. Será que isso pode ser início de uma doença bucal, como a cárie? Na verdade, essa aparência é muito comum no sorriso de várias pessoas e existe um motivo bem óbvio para que aconteça. O Sorrisologia entrevistou a dentista Rita Ventura que revelou as causas dessa transparência e como é possível reverter esse quadro. Veja só!

É normal que, com o passar do tempo, os dentes fiquem com as pontas transparentes?

Você pode não perceber, mas ter uma rotina corrida acaba refletindo no aparecimento de diversos problemas bucais. Além da cárie, ter dentes com as pontas transparentes e com sensibilidade pode ser um sinal de que você está sofrendo algum tipo de desgaste diário brando, como uma erosão dentária. Por outro lado, Rita explica que essa aparência é bastante comum entre os pacientes odontológicos:

“É completamente normal que, com o passar do tempo, aconteça isso devido ao desgaste do esmalte dentário ou por costumes involuntários que as pessoas têm e que podem trazer problemas severos para saúde bucal, deixando os dentes com essa aparência transparente”, explica a profissional.

O que pode deixar os dentes com essa aparência transparente?

Rita conta que um conjunto de maus hábitos pode ser o principal responsável por este visual. “A perda de estrutura dentária nas pontas dos dentes frontais, utilizados para morder os alimentos, pode ser causada por ácido gástrico ou regurgitação, e também a ingestão de alimentos ácidos”, ressaltou. Isso significa que os dentes passam por um processo de erosão que acaba agravando ao longo dos anos.

É possível reverter esse quadro e recuperar a cor dos dentes

A dentista revela que é possível reverter o quadro e trazer a cor natural dos seus dentes de volta com algumas medidas. “Podemos intervir desde que se observe a causa do problema, para escolher o tratamento mais adequado. Entre as soluções estão: melhorar a estética com resinas ou restaurações cerâmicas no local”. Mas o problema não estará resolvido por completo se sua alimentação continuar a mesma. Por isso, para evitar que outros dentes tenham o mesmo incômodo, é importante evitar os seguintes alimentos:

- Refrigerante;

- Frutas ácidas;

- Molhos, como ketchup;

- Biscoitos tipo salgadinhos.

Adotar uma dieta mais natural pode deixar seus dentes bonitos e saudáveis!

Esse artigo teve a participação profissional de:

Rita Ventura
Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal