Mastigar gelo: veja como um simples hábito pode prejudicar os dentes
Mastigar gelo: veja como um simples hábito pode prejudicar os dentes
Compartilhar em suas redes
Você sabia que mastigar gelo pode trazer vários problemas para os seus dentes? Eles podem variar, desde lesões gengivais a dentes trincados, podendo chegar até a casos mais graves. Pensando nisso, a equipe do Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Viviane Fellows, eque explicou um pouco mais sobre esse problema. Confira!
Como mastigar gelo pode prejudicar os dentes do paciente?
Segundo Viaviane, o gelo, por ser um elemento duro, pode sim prejudicar as estruturas dentárias e também as gengivas. “Quando provocamos um forte atrito entre um dente e outro, para triturar uma pedra de gelo por exemplo, podemos causar uma fratura no elemento dentário, tendo fortes consequências”, explica a cirurgiã-dentista ao concluir: “Por conta da fragilidade da gengiva, podem ocorrer ainda, lesões devido a dureza do gelo”.
Riscos de doenças e problemas bucais para a mandíbula e para os dentes que o hábito pode trazer
O hábito de mastigar gelo não é positivo e deve ser interrompido. Viviane explica: “Isso pode gerar microfissuras que ao longo do tempo, mancham os dentes e prejudicam a saúde bucal”. Além disso, esse hábito pode ser prejudicial principalmente pelo fato de poder lascar uma parte do dente, deixando-o com a estética deficiente. “Já falando sobre consequências futuras, estas podem não ficar somente na estética ruim. “O risco de desenvolver um problema maior, como o surgimento da disfunção temporomandibular (DTM) deve ser avaliado pelo paciente”, esclarece a cirurgiã-dentista.
Problemas mais comuns que podem aparecer e como fazer para acabar com essa mania
Alguns problemas podem vir a acontecer devido a mastigação errônea do gelo, como fissuras e fraturas dentais, assim como lesões gengivais. Segundo Viviane, uma boa opção para quem quer parar de mastigar gelo é substituir o hábito por morder uma maçã ou cenoura, por exemplo. “Isso ajudará ao paciente a saciar o prazer da crocância”, explica.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Viviane Fellows - Cirurgiã-dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO: 42816