37259709

30.11.2022

Mastigar a comida só de um lado pode causar problemas?

A mastigação unilateral deve ser corrigida para que esse hábito não comprometa a saúde orofacial
Posse ter problemas na boca por mastigar só de um lado?
A mastigação unilateral deve ser corrigida para que esse hábito não comprometa a saúde orofacial
A mastigação unilateral deve ser corrigida para que esse hábito não comprometa a saúde orofacial

Ao fazer uma refeição, é natural pensar apenas em saborear a comida e se nutrir para garantir energia para o dia. Porém, a mastigação está diretamente ligada à saúde orofacial e também merece a sua atenção. Mastigar só de um lado pode passar despercebido como apenas uma mania, mas esse hábito pode provocar consequências desagradáveis. A mastigação correta deve ser feita de forma igualmente distribuída entre os dois lados da arcada dentária. Continue lendo para saber mais sobre os problemas causados pela mastigação unilateral! 

É verdade que mastigar só de um lado deixa o rosto torto?

Sim, é verdade. A assimetria facial é o principal efeito colateral causado por mastigar só de um lado. A mastigação unilateral faz com que a musculatura se desenvolva de um lado do rosto, enquanto a do outro lado atrofia. O resultado é um desvio da chamada linha média, que é a linha vertical imaginária que representa o centro da arcada dentária e do rosto. A assimetria facial pode ser leve ou acentuada, e é percebida por uma mordida "torta" e uma diferença na altura da orelha e dos olhos.

Mastigação unilateral causa problemas estéticos e funcionais

Além de um visual menos harmônico no rosto e no sorriso, o desalinhamento originado por mastigar só de um lado também pode prejudicar funções fundamentais, como a respiração, a fala e a digestão. Em crianças, é possível perceber problemas na fala e na articulação de fonemas. 

A sobrecarga da musculatura de um só lado também pode causar mordida cruzada e perda dentária. Além disso, é possível sentir dores musculares e articulares no local e até dor de cabeça e enxaqueca. Em casos de assimetria facial acentuada, as dores podem se estender para a coluna, pescoço e membros superiores.

Pacientes suscetíveis a mastigar só de um lado devem procurar um dentista para prevenção e tratamento

Vários motivos podem levar uma pessoa a mastigar só de um lado: problemas odontológicos, distúrbios na Articulação Temporomandibular, fraqueza dos músculos responsáveis pela mastigação, alterações morfológicas (como cicatrizes nos lábios), e problemas respiratórios que causam respiração pela boca, como rinite e desvio de septo.

O ideal é que esses problemas sejam mapeados para que a mastigação unilateral possa ser prevenida ou corrigida precocemente, antes que se torne um hábito mais difícil de ser corrigido. No caso de pacientes que usam prótese dentária, é importante ir ao dentista para verificar se o dispositivo está bem colocado, pois esse desajuste também pode ser responsável pela mastigação unilateral.


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal