Mancha preta no dente só pode ser cárie? Dentista esclarece
Mancha preta no dente pode significar uma cárie ou então o efeito de algum trauma ou medicamento. É importante ir ao dentista para fazer o diagnóstico.
Compartilhar em suas redes
Está com um pontinho preto no dente, mas não sabe a origem? Inicialmente, a tendência é pensar que se trata de uma cárie, mas nem sempre isso procede. Por isso, fazer o diagnóstico do sintoma com um profissional especializado é sempre o mais indicado. Para saber mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Thamir Amaral, que falou mais sobre o que pode causar essa manchinha preta no dente e o que fazer de imediato. Confira!
Mancha preta no dente é sempre cárie?
Embora um ponto preto no dente realmente possa significar uma infecção bacteriana, em muitos casos, de acordo com a cirurgiã-dentista, a causa não representa nenhum risco para a saúde bucal. “Não necessariamente uma mancha preta no dente é uma cárie. É comum, inclusive, muitos pacientes acreditarem estar com cárie porque estão com uma mancha escurecida no dente de trás. Muitas vezes, é só a pigmentação do próprio dente, já que os dentes têm pigmentos naturais. Até mesmo conforme a passagem do tempo ou também de acordo com a nossa alimentação, vão surgindo pigmentos mais escurecidos nos dentes”, explica a profissional.
No entanto, a única forma de ter certeza de que o ponto preto não é uma cárie é realizar alguns exames de imagem. A especialista explica que, ao identificar algo diferente no dente, é sempre importante investigar mais a fundo. “Agora, para avaliar se é uma cárie ou não, é necessário fazer outros exames, clínicos e radiográficos principalmente. Portanto, é importante sim ir ao dentista”, recomenda.
Ponto preto no dente pode ser efeito de um trauma ou de algum medicamento
De acordo com a dentista, uma mancha preta em todo o dente pode significar outro tipo de problema e, dependendo do caso, nem demandar algum tratamento. “Quando a pessoa tem o dente inteiro escurecido, pode até ser uma cárie bem grande, mas geralmente não é. Nesse caso, costuma ser um trauma que o dente sofreu ou, de repente, o efeito de algum medicamento que pode ter gerado um tipo de mancha”, explica a especialista.
O tipo de tratamento, de acordo com a dentista, vai depender muito da origem do problema. “Se for uma cárie ativa, o tratamento será a remoção da cárie e a restauração do dente. Mas, caso seja só um ponto escurecido, não é necessário realizar nenhum tratamento, já que é apenas uma pigmentação natural. Esse dente só vai ter que ser acompanhado anualmente pelo dentista em consulta de revisão para saber se daquele sulco pigmentado surgirá (ou não) uma cárie”, afirma a profissional.
Vale destacar, ainda, que em casos de cáries muito profundas, quando a infecção atinge o nervo do dente, o tratamento tende a ser mais complexo. É necessário remover todo o tecido cariado e realizar um tratamento endodôntico (de canal). De acordo com recomendações do Mistério da Saúde, inclusive, para realizar esse tipo de tratamento, o paciente deve inicialmente fazer uma radiografia periapical e, em casos especiais, uma tomografia dental para uma boa visualização do problema a ser tratado.
Mas, caso o objetivo seja apenas clarear a mancha por questões estéticas, existem procedimentos bem mais simples. “Em relação a traumas ou uso de medicamento, a gente pode fazer uso de clareamento, clareamento interno do dente e outros tipos de tratamento para tirar a mancha”, complementa a especialista.
Tratamento da mancha preta no dente pode consistir apenas em um acompanhamento odontológico
Você sabia que nem toda cárie demanda necessariamente um tratamento? De acordo com a dentista, existem bactérias cariogênicas que podem não evoluir e, consequentemente, deixam de trazer danos para a saúde da boca. É necessário apenas fazer o devido acompanhamento do quadro para não gerar um problema futuro. “Nem toda cárie precisa ser removida, pois existem cáries ativas e inativas. Existem manchas feitas por cáries que não estão mais ativas, por exemplo. Nesses casos, só é feito o acompanhamento. Em crianças, geralmente o dentista faz a aplicação de flúor e realiza um tratamento mais conservador. Em vez de usar uma broca para raspar o dente e tirar a mancha, o profissional só vai acompanhando a mancha e, se ela não aumentar ou progredir, não há necessidade de fazer algo”, finaliza a especialista.