07.12.2020

Mancha no aparelho transparente: como tirar? O que fazer para evitar esse problema?

Descubra quais são os cuidados necessários para evitar mancha no aparelho transparente
Descubra quais são os cuidados necessários para evitar mancha no aparelho transparente

Se você optou pelo aparelho transparente para alinhar os dentes, já deve saber que o acessório requer alguns cuidados para manter todas as peças clarinhas e sem manchas. Isso porque o material usado nesses tipos de aparelhos tende a ficar naturalmente mais amarelado com o passar do tempo. Para evitar esse problema, é importante ter alguns truques na manga e colocá-los em prática sempre que necessário! Quer saber quais são? A dentista Uila Ramos conversou com o Sorrisologia sobre tudo o que você precisa fazer para manter seu alinhador bem limpo.

Mancha no aparelho transparente: entenda o que pode causar o problema

Antes de optar pelo aparelho transparente, é importante entender que o mesmo fator que faz do modelo um acessório mais discreto, influencia no surgimento de manchas: o material. Diferente do aparelho fixo tradicional, o transparente é feito em materiais plásticos, o que favorece o aspecto amarelado.

Por isso, o paciente que opta por esse tipo de tratamento ortodôntico deve ter cuidados redobrados, especialmente quanto à alimentação. “Todas as bebidas e alimentos que contêm corantes e pigmentos, como café, chás, açaí e refrigerantes, podem manchar o aparelho”, revela a dentista Uila. Antes de consumi-los, o ideal é remover os alinhadores antes de comer ou beber. Além disso, o cigarro é outro fator capaz de prejudicar a saúde bucal e comprometer bastante a manutenção do acessório.

O que fazer para remover a mancha do aparelho transparente?

Se a mancha no aparelho transparente já é uma realidade para você, não precisa se desesperar! De acordo com a dentista Uila, existem alguns cuidados que podem devolver o aspecto claro aos bráquetes, no caso do modelo fixo. “É necessário que o paciente adote a rotina de higiene bucal adequada com o uso de fio dental e escovação após as refeições”, alerta a profissional. Além disso, é importante que os alinhadores sejam escovados com creme dental sem abrasivos para prevenir o acúmulo bacteriano oriundo da saliva, a fim de evitar o aspecto amarelado no acessório e o desenvolvimento de inflamação gengival.

Veja como evitar o surgimento de manchas no aparelho transparente

Segundo Uila Ramos, o segredo para manter o aparelho transparente livre de manchas está nos cuidados diários com o acessório. “Os aparelhos devem ser removidos antes das refeições, tanto para o conforto da mastigação quanto para evitar a pigmentação pelos alimentos e bebidas”, alerta a dentista. Ainda sobre a higiene do aparelho, o ideal é que a limpeza dos alinhadores seja feita com a escovação e creme dental não abrasivo para prevenir o desgaste superficial e consequente rugosidade e evitar o acúmulo da placa bacteriana no aparelho motivado pela saliva.

Este artigo contou com a participação de:
Uila Ramos da Silva

CRO-PE 10.380
Cirurgiã-Dentista formada pela Universidade Federal de Pernambuco, Ortodontista formada pela Faculdade de Odontologia do Recife


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal