09.10.2020

Lixar os dentes em casa: dentista esclarece os principais riscos do "desafio" das redes sociais que desgasta o esmalte dentário

Veja como essa
Veja como essa "brincadeira" pode causar danos irreversíveis aos dentes

A saúde bucal de muitas pessoas foi colocada em risco na internet nestes últimos dias. Um novo desafio dentro da rede social TikTok pede para que os usuários desgastem os dentes em casa usando lixas de unhas, com o objetivo de deixá-los retos e alinhados. Por mais que os malefícios dessa brincadeira pareçam óbvios, muitas pessoas já participaram da disputa. Mas o que parece ser inofensivo, pode causar danos irreversíveis aos dentes. Para entender todos os riscos desse "jogo", o Sorrisologia conversou com a odontologista e especialista em dentística Caroline Malavasi. Veja só o que ela falou!

Posso lixar os dentes em casa para deixá-los retos e alinhados?

De jeito algum! Esse é um desafio do qual não vale a pena participar. A nossa dentição é única! Diferente das unhas e cabelos, os dentes não crescem constantemente, por isso não podemos lixá-los. "Na verdade, isso só acontece uma vez na vida, na troca dos dentes de leite pelos permanentes. Ou seja, uma vez que sejam desgastados, ficarão assim para sempre. Nosso esmalte dental, que é a proteção mais externa, resistente e brilhosa dos dentes, pode ficar extremamente fragilizado, o que pode nos trazer diversos problemas”, alerta a dentista.

Lixar os dentes com lixa de unha: os riscos que esse desafio pode causar à saúde bucal

A odontologista ressalta ainda que esses desgastes podem fazer com que os dentes percam a proteção externa: o famoso esmalte dentário, que realiza a função de escudo do nosso sorriso. "Com isso, os dentes se tornam extremamente sensíveis, perdendo as características ópticas naturais nas bordas - chamadas de incisais - e o mais grave: podem gerar trincas e fraturas internas irreversíveis, a ponto de ser necessário a extração e perda do dente". Veja só, que perigo!

Se você participou do desafio, procure um dentista o quanto antes para reparar os danos

Se você não sabia dos problemas que esse desafio poderia causar e acabou participando do jogo, Caroline alerta que é importante procurar um dentista o mais breve possível para avaliar toda a estrutura dental e evitar mais danos na arcada dentária.

“Caso tenha ficado alguma parte do esmalte ‘desapoiado’, ele precisará ser reforçado com, por exemplo, as resinas compostas. Caso isso não seja feito, na existência de qualquer incidência de força um pouco maior, as temidas trincas e fraturas internas poderão acontecer”, finaliza a especialista.

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense, com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal