01.12.2021

Língua branca em crianças pode indicar problemas bucais?

A língua branca em crianças nem sempre é sinônimo de má higiene bucal. Entenda!
A língua branca em crianças nem sempre é sinônimo de má higiene bucal. Entenda!

A língua branca em crianças pode se tornar um problema para os pais e mães de primeira viagem. Quando o quadro vem acompanhado de outros sintomas, como mau hálito, o incômodo pode ser ainda maior. Mas você sabe quais são os motivos por trás da mancha na língua branca? Ou quais problemas bucais podem estar relacionados com a condição? Para esclarecer essa dúvida, conversamos com a odontopediatra Thalyta Braga, do Rio de Janeiro, que revelou o que significa língua branca em crianças e como tratar o aspecto esbranquiçado na região.

Língua branca em crianças pode indicar um quadro de candidíase oral

Quando diagnosticada em adultos, a língua branca costuma ser muito associada à má higiene bucal. No entanto, quando se trata de bebês e crianças, a condição pode ser sinal de outros problemas orais. “A placa branca na língua pode indicar uma infecção causada por fungos, que é popularmente chamada de sapinho”, revela a dentista. Na prática, o quadro nada mais é do que uma candidíase oral, que deve ser tratada e acompanhada por um profissional especializado. 

No entanto, a especialista ressalta que a mancha branca na língua em crianças também pode ser provocada pelo acúmulo de placa bacteriana e restos alimentares retidos na região. Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é preciso ter um diagnóstico correto. 

Língua branca: o que pode ser feito para tratar o quadro em crianças?

Depois de descobrir porquê a língua fica branca, chegou a hora de entender como funciona o tratamento para o quadro. Nesse caso, a especialista adianta: a escolha pode variar de acordo com a causa da mancha branca na língua. Quando relacionada com candidíase, a remoção da placa e o uso dos medicamentos antifúngicos é a resposta para a dúvida sobre como limpar a língua branca. Mas, se o agente causador for o acúmulo de placa bacteriana, as medidas podem ser mais simples. “A remoção com raspadores ou escova de dentes é uma opção para tratar a mancha branca na língua”, revela a dentista.

Como limpar a língua branca de crianças?

Pode até parecer óbvio, mas a principal forma de prevenir a língua branca em bebês e crianças é a limpeza. Para cuidar da higiene bucal, é importante se certificar de que a região será devidamente escovada. Na hora de descobrir como limpar tirar o branco da língua, o primeiro passo é investir nos instrumentos ideais para a idade dos pequenos. 

Isso porque antes do nascimento dos primeiros dentes o uso da escova e do raspador de língua não são recomendados. “A limpeza da língua branca em bebês deve ser feita com gaze ou fralda umedecida com água”, afirma a profissional. Já para crianças com mais de seis anos de idade, a escova e o raspador de língua podem ser a melhor opção para evitar a língua branca.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Thalyta Braga - Dentista formada pela Universidade Veiga de Almeida. Especializada em odontopediatria na Faculdade São Leopoldo Mandic. Atende em consultório particular na Vila Valqueire - RJ 
CRO-RJ: 46.146


Publicador de Conteúdos e Mídias

TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal