26.11.2020

É normal ter a língua branca? O que pode causar essa aparência com aspecto áspero?

Você tem notado a sua língua branca? Entenda os motivos desse aspécto e saiba como tratá-lo
Você tem notado a sua língua branca? Entenda os motivos desse aspécto e saiba como tratá-lo

Depois dos dentes, a língua é a região da boca que mais acumula placa bacteriana. Além dos restinhos de alimentos, o biofilme também é formado pelo acúmulo de bactérias e outros microrganismos devido à falta de higiene bucal. Com isso, a superfície da língua acaba ficando com um aspecto branco e um pouco áspero, mas será que esse é o único motivo que resulta nesse visual? O Sorrisologia conversou com o dentista Vinícius Barçal que esclareceu as possíveis causas. 

Por que a língua fica branca e com aspecto áspero? Dentista explica se é normal isso acontecer

Normalmente, a língua fica com esse aspecto branco por conta da saburra lingual. Ela é formada por bactérias e células mortas que se desprendem da parte interna da boca. Essa combinação de resíduos acaba refletindo em outros problemas bucais, como o mau odor proveniente da halitose. O segredo para melhorar a saúde bucal, nesse caso, começa com cuidados básicos como escovar a língua e os dentes da maneira correta.

O que pode causar essa aparência branca na língua?

- O acúmulo de restos alimentares;

- Bactérias;

- Células mortas que descamam da cavidade bucal que se depositam sobre a língua e criam uma camada branca e áspera, conhecida como saburra.

Mas Vinícius garante que não precisa se preocupar: "É possível remover a saburra, fazendo uma adequada higiene da língua, seja ela com raspadores apropriados ou com a própria escova dental", revelou.

É possível remover esse aspecto branco da língua? Entenda os cuidados com a higiene bucal

Se a causa da língua branca for a saburra, é recomendado uma higiene bucal mais detalhada da região. Você pode realizar essa limpeza com as próprias cerdas da escova de dente ou com ajuda dos limpadores de língua. Sem falar que a alimentação também pode auxiliar nessa faxina. Basta incluir na sua dieta alimentos ricos em fibras e mais crocantes, como a cenoura e a mação, que ajudam a prevenir a formação do muco. 

Se a sua língua continuar branca, procure um dentista o quanto antes!

Caso você não consiga eliminar esta camada através da higiene bucal, escovando a língua, é sinal de que ela não se desprende facilmente e deve ser investigada por um dentista especialista em estomatologia. "Diversas doenças e desordens autoimunes do organismo podem também ter como sintoma uma aparência branca e rugosa da língua, como: candidíase oral, sífilis, líquen plano, diabetes, leucoplasias, HIV, entre outros". Por isso, fique atento aos sinais e, se necessário, procure um dentista o quanto antes!

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Vinícius Barçal - Odontólogo e Especialista em Estética
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 3979-7


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal