13.09.2021

Limpeza dental em casa: escovação apenas resolve?

Saber como escovar os dentes é fundamental para manutenção da saúde bucal, mas não é único cuidado necessário. Entenda!
Saber como escovar os dentes é fundamental para manutenção da saúde bucal, mas não é único cuidado necessário. Entenda!

O hábito de escovar os dentes é a principal forma de manter a sua saúde bucal. Isso porque a limpeza dental desempenha a função de prevenir o acúmulo de placa bacteriana e tártaro na região. Justamente por isso, o cuidado é o grande responsável por evitar uma série de problemas, como as cáries e a inflamação da gengiva. Mas será que apenas a limpeza dental em casa é o suficiente para ter um sorriso saudável? Para esclarecer essa e outras dúvidas sobre o assunto, conversamos com a dentista Fernanda Alves, do Rio de Janeiro. Veja só o que ela nos contou!

Fazer limpeza dental em casa é a chave para saúde do seu sorriso


Você já deve ter ouvido a expressão de que a saúde começa pela boca, certo? Pois bem, isso é a mais pura verdade. Afinal, além de garantir um sorriso ainda mais bonito, a rotina de limpeza dental é a principal forma de manter a sua boca livre de doenças e outras complicações. “A falta de higiene bucal adequada pode desencadear diversos problemas tanto para a saúde dos dentes, a gengiva e a parte óssea que sustenta os dentes, como as cáries, a gengivite e a periodontite”, alerta a profissional. Embora sejam condições comuns, essas doenças podem causar prejuízos irreversíveis ao seu sorriso. Por isso, é tão importante adotar esse hábito e, sobretudo, saber como escovar os dentes corretamente.

Como escovar os dentes: veja os cuidados e acessórios necessários

Quando se trata de limpeza dental, uma das principais dúvidas é sobre como escovar os dentes corretamente. Nesse caso, a especialista adianta: “divida” a boca em quatro partes durante a escovação. “Com isso, a higienização é iniciada no último dente da primeira parte, seguindo para frente e avançando para as outras três partes”, afirma Fernanda. Durante a limpeza dental, é importante realizar movimentos leves e circulares para garantir que todas as partes do dente estejam sendo alcançadas. “Uma boa escovação não pode levar menos de 2 minutos e deve ser feita com calma e consciência dos movimentos”, alerta. 

Vale ressaltar que investir nas ferramentas corretas também é outro cuidado necessário para conquistar uma limpeza dental eficiente. “Além da escova, é extremamente importante o uso de fio dental e de creme dental com presença de flúor”, aconselha. Outro acessório fundamental é o limpador de língua, já que assim como os dentes, a língua também deve ser higienizada. “Existem outros acessórios que podem ser incorporados na limpeza dental, como o super floss, passa fio, escovas interdentais e fios dentais com haste de forquilha”, revela. Mas, antes de adquiri-los, é importante consultar o seu dentista de confiança para avaliar a necessidade do seu uso.

Escovar os dentes não é o único hábito necessário para manter a saúde bucal

Ainda que a limpeza dental feita em casa seja o primeiro passo para um sorriso saudável, sozinha ela não é capaz de impedir a instalação das doenças bucais. “O surgimento das cáries, gengivite e outras condições têm origem multifatorial, ou seja, a combinação de diversos fatores que podem acarretar a instalação e progressão delas”, explica a profissional. Por isso, além de escovar os dentes diariamente, é preciso adotar outros cuidados na rotina para garantir a sua saúde bucal. “As visitas regulares ao dentista para avaliações e limpezas periódicas, assim como uma alimentação com baixa ingestão de açúcares e uso de fio dental antes da escovação é fundamental”, aconselha a dentista.

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Fernanda Alves Mendes - Cirurgiã-dentista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestranda em Ortodontia pela UFRJ. 
CRO-RJ: 51121 


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal