Limpador de língua é necessário para higiene bucal?
O limpador de língua é um acessório fundamental para quem preza pela saúde bucal. Entenda a sua função e saiba como limpar a língua com o acessório!
Compartilhar em suas redes
Saber como limpar a língua é uma informação valiosa quando se trata de cuidados com a saúde bucal. Afinal, esse simples hábito pode impedir o acúmulo de bactérias na região e o surgimento de alguns problemas bucais, como o mau hálito. Para realizar essa tarefa, é comum que o limpador de língua seja bastante recomendado. Mas será que ele é realmente necessário? Limpar a língua com a escova de dentes não é o suficiente para garantir uma boa higiene bucal? Para te deixar por dentro do assunto, reunimos os principais benefícios do limpador de língua. Confira!
Entenda a função do limpador de língua
Antes de descobrir a funcionalidade do limpador de língua, é preciso entender como se forma a saburra lingual. Responsável pelo aspecto esbranquiçado na região, ela é composta por restos de alimentos, células descamadas da mucosa bucal e bactérias. Quando aderidos à língua, esses agentes são capazes de provocar diversos problemas bucais, como mau hálito e cáries.
Nesse sentido, o limpador de língua surge como a principal alternativa para remover o acúmulo de saburra lingual durante a escovação. Funcionando como uma espécie de rodo, o acessório é um grande aliado na hora de remover toda a sujeira acumulada na região. No mercado, é possível encontrar limpador de língua de cobre, de inox e de plástico - sendo os dois últimos os mais comuns.
A importância do limpador de língua para higiene bucal
Se engana quem acredita que o limpador de língua é um acessório desnecessário. Embora seja possível limpar a região com a escova de dentes, o resultado não é tão eficaz como o garantido pelo uso do limpador de língua. Com um formato arredondado, o produto se encaixa perfeitamente na língua e consegue remover toda a saburra lingual.
Na prática, isso significa que o limpador de língua oferece uma prevenção maior para algumas doenças bucais, como mau hálito, cáries e até mesmo gengivite. Por esse motivo, é tão importante inserir o acessório na rotina de higiene bucal ainda durante a infância. Mas lembre-se: antes de adquirir o limpador de língua, é preciso conversar com um especialista para garantir a melhor escolha.
Como limpar a língua: descubra como utilizar o acessório durante a higiene bucal
Depois de descobrir a importância do limpador de língua, o próximo passo é aprender a utilizá-lo. Nesse caso, é preciso ter em mente que o acessório deve ser usado, pelo menos, duas vezes ao dia depois da escovação e do fio dental. Além disso, os movimentos realizados durante a limpeza da língua devem ser leves para evitar danos à região. Veja, a seguir, o passo a passo:
- Passo 1) Coloque a língua para fora da boca e posicione a parte arredondada do limpador de língua em direção a garganta;
Passo 2) Depois disso, puxe o limpador de língua lentamente até a ponta da região. Durante o processo, certifique-se de que a saburra está sendo removida;
Passo 3) Repita o processo entre 2 a 3 vezes. Nos intervalos, lembre-se de lavar o limpador de língua com água para remover a camada esbranquiçada.