13.07.2021

Lente de contato dentária estraga os dentes? Especialista explica!

A lente de contato dentária é uma excelente opção para quem busca um sorriso perfeito.
A lente de contato dentária é uma excelente opção para quem busca um sorriso perfeito.

A lente de contato dentária é, sem dúvidas, um dos procedimentos mais procurados pelos pacientes que desejam um sorriso alinhado. Feita com facetas ou lâminas de cerâmica ou resina composta, a técnica é capaz de alterar forma, contorno, proporção e cor dos dentes. Embora esteja em alta no mercado, ainda é comum que existam dúvidas sobre como funciona a lente de contato dentária na prática. Afinal, ela pode ou não estragar os dentes? Para esclarecer essa e outras dúvidas, conversamos com o ortodontista Djalma Faria que desvendou tudo sobre o assunto.

Lente de contato dentária: saiba como funciona o procedimento

De maneira geral, a lente de contato dentária nada mais é do que uma faceta ou lâmina ultra fina, com cerca de 0,1 a 0,5 mm, utilizada para corrigir imperfeições nos dentes. Justamente por isso, o procedimento é um dos mais conhecidos entre os pacientes que buscam alcançar um sorriso perfeito. “A lente de contato dentária pode ser utilizada para diversas situações, como no fechamento de diastema, na alteração de formato dental e no aumento de proporção dos elementos dentários”, explica o profissional. Além disso, a técnica também pode ser uma grande aliada de quem deseja clarear dentes escuros ou com manchas. 

Afinal, a lente de contato dentária estraga os dentes? 

Esqueça a velha história de que a lente de contato dentária pode estragar os dentes. De acordo com o dentista, o procedimento é seguro e não oferece danos à estrutura dentária. “A lente de contato dentária é aplicada através de um pequeno desgaste com durabilidade de, pelo menos, dez anos”, explica Djalma. Sendo assim, o procedimento não estraga os dentes, já que é feito um pequeno desgaste justamente para que a técnica funcione como uma proteção aos dentes que necessitam de correção.

No entanto, vale ressaltar que, embora o desgaste seja mínimo, o uso da lente de contato dentária é irreversível. Ou seja: não é possível a remoção das lentes caso não haja a troca por novas peças. Justamente por isso, é importante que o paciente converse com o seu dentista e se certifique de todos os detalhes a respeito do procedimento. 

O uso da lente de contato dentária exige cuidados especiais no dia a dia 

Ainda que o procedimento seja considerado seguro e simples pelos especialistas, é importante ter em mente que a lente de contato dentária requer alguns cuidados específicos para aumentar a durabilidade do tratamento. “É necessário evitar comer alimentos duros e crocantes, roer unhas, fumar e consumir líquidos que possam manchar os dentes, como café, vinho e chás escuros”, alerta o dentista. 

Além disso, a higiene bucal não deve ser deixada de lado durante o uso da lente de contato dentária.  Afinal, você quer manter um bom resultado ou não? Para que isso seja possível, o ideal é manter a limpeza dos dentes diária com auxílio de escova de dentes, fio dental e enxaguante bucal sem álcool. Lembre-se: a escovação é a principal forma de manter o seu sorriso saudável. 

 

Este artigo contou com a participação de:
Djalma Faria - Ortodontista formado pela Universidade Federal de Alfenas. Especialista no sistema invisalign, ortodontia funcional dos maxilares e ortodontia autoligável.
CRO-SP: 59104


TODAS AS MATÉRIAS: dentes