19.10.2020

Dá para reverter a aplicação de facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Dentista esclarece o assunto

Você pensa em tirar as facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Descubra se o processo é possível
Você pensa em tirar as facetas de porcelana ou lentes de contato dental? Descubra se o processo é possível

Faz um bom tempo que você colocou facetas de porcelana ou lentes de contato dental com o objetivo de ter um sorriso mais branco e assimétrico. Essas duas soluções são ótimas, depois do clareamento dental, para alcançar a coloração desejada. Mas caso o paciente queira desistir do procedimento, é possível remover as lâminas e voltar a ter os dentes como eram antes? O Sorrisologia entrevistou a odontologista especialista em estética Rita Ventura, que esclareceu o assunto.

Para colocar as facetas de porcelana ou lentes de contato, precisa fazer um desgaste muito grande nos dentes?

A dentista conta que em ambos os procedimentos deve ser feito um desgaste nos dentes. "Para colocar a lente, o desgaste é menor do a faceta, o que podemos considerar uma das suas maiores vantagens. Para a colocação das facetas a necessidade de realizar o desgaste é maior se o paciente tiver dentes escuros, manchados ou com a cor comprometida de alguma forma", revelou.

As facetas de porcelana ou lentes de contato são colocadas em todos os dentes da arcada?

Não é necessário colocar essas capinhas em toda a arcada dentária, como explica a dentista Rita Ventura. "As facetas são aplicadas nos dentes que ficam expostos, ou seja, aqueles que aparecem quando o paciente dá um sorriso. Normalmente chega até o primeiro ou segundo pré-molar", esclareceu. O mesmo vale para as lentes de contato dental

É possível remover as facetas ou lentes e voltar a ter os dentes como eram antes? 

As facetas podem ser retiradas dos dentes, sim, mas elas precisam ser substituídas por outras novas. A especialista conta o motivo: "Isso porque os dentes estarão desgastados devido ao processo de colocação". Por outro lado, as lentes de contato podem ser removidas sem grandes problemas e o paciente vai conseguir manter os dentes naturais, mas vale um aviso da expert: "Por menor que seja o desgaste, fica muito complicado o paciente voltar a ficar com os dentes normais".

Caso, a retirada não seja feita, as facetas e lentes podem durar em média 10 anos - e dependendo do caso, a durabilidade se torna ainda maior de acordo com a saúde bucal do paciente. Para preservar esse procedimento, não deixe  fazer uma boa higiene bucal todos os dias e ir ao dentista regularmente para as consultas de revisão e manutenção

Esse artigo teve a participação profissional de:
Rita Ventura
Cirurgiã dentista, ortodontista, especialista em Harmonização Facial e estética dental.
CRO: 42601


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal