Infiltração pode causar perda do dente? Como evitar que a a infecção bucal avance? Dentista explica
Infiltração pode resultar na perda do dente quando não identificada no início e tratada
Infiltração pode resultar na perda do dente quando não identificada no início e tratada

Publicador de Conteúdos e Mídias

Infiltração pode causar perda do dente?

Infiltração pode resultar em um abscesso e, depois, na perda do dente quando não identificada no início e tratada.

24/04/2023

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Quando não tratada, a infiltração no dente pode desencadear infecções e problemas bucais bem maiores, sabia? A infiltração ocorre geralmente após uma restauração (tratamento para reconstrução do dente), especialmente quando fica um espaço entre o dente natural e o material restaurador - justamente por onde entram fluidos e bactérias. Caso não identificado de forma precoce, esse problema tende a aumentar, ocasionando dores intensas, sensibilidade e até mau hálito.

Mas, será que a infiltração pode resultar na perda do dente? Como evitar que a infecção atinja esse ponto? O Sorrisologia conversou com a cirurgiã-dentista Patrícia Almeida, que falou mais sobre os riscos da infiltração dentária e como esse problema pode progredir, afetando a saúde bucal como um todo. Confira! 

Infiltração pode resultar na perda dentária?

De acordo com a especialista, quando a infiltração não é identificada no início pode realmente ocorrer um abscesso e, posteriormente, a perda do dente afetado. “Dependendo da gravidade, nem mesmo o tratamento de canal é capaz de restaurar o dente. Nesse sentido, a melhor alternativa é fazer a remoção completa do dente e, posteriormente, fazer um implante dentário”, explica. 

No entanto, é difícil que o problema atinja esse ponto, pois é comum que o paciente sinta bastante dor e procure um especialista para resolver o problema. Ainda assim, vale ressaltar que é fundamental fazer consultas regulares com um dentista, especialmente após algum tratamento específico, como restauração e obturação.

Como prevenir a perda de dentes por infiltração?

A melhor forma de prevenir a infiltração dentária, de acordo com a especialista, é estar com a higiene bucal em dia e, principalmente, realizar consultas ao menos a cada 6 meses com um dentista de confiança

Após remover uma cárie ou trincar o dente (devido a algum acidente ou quadro de bruxismo, por exemplo), é necessário visitar o especialista ainda mais vezes. Sensibilidade dentária, pontadas e mau hálito são sintomas que podem surgir com o princípio da infiltração. Portanto, atente a esses sinais e procure um especialista, ok?

Como substituir um dente perdido: implante dentário de carga imediata é um bom recurso

Caso seja necessário remover o dente por conta da infiltração - o que ocorre em estágios avançados da infecção -, será necessário realizar um implante dentário para substituir o dente perdido. É importante destacar que o tratamento deve ser planejado de forma personalizada, atendendo às especificidades do paciente, sempre por um cirurgião-dentista especialista em implantodontia.

O implante dentário é uma espécie de raiz dentária artificial que fica instalada no osso, servindo de base para a fixação de uma prótese (dente artificial). O implante de carga imediata, em especial, é uma das alternativas mais rápidas para repor o dente perdido. Isso porque ele já é acionado logo após a sua instalação. Ou seja, a prótese já pode ser instalada horas após a cirurgia, sem que haja a necessidade de esperar o período de osseointegração. 

Antes mesmo de realizar a remoção do dente devido à infiltração, uma boa dica é conversar com o seu dentista sobre a possibilidade de recorrer a esse tipo de implante e, a partir daí, traçar a linha de tratamento mais adequada. 

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias