15.09.2021

Gosto ruim na boca depois de escovar os dentes é normal?

Você tem lidado com gosto ruim na boca após a rotina de higiene bucal? Saiba o que pode estar por trás do quadro e como tratá-lo!
Gosto ruim na boca depois de escovar os dentes é normal?
Você tem lidado com gosto ruim na boca após a rotina de higiene bucal? Saiba o que pode estar por trás do quadro e como tratá-lo!
Você tem lidado com gosto ruim na boca após a rotina de higiene bucal? Saiba o que pode estar por trás do quadro e como tratá-lo!

Sentir gosto ruim na boca depois de escovar os dentes é sempre um sinal de alerta para os pacientes. E não é para menos, certo? Além de trazer a sensação de mau hálito e desconforto, o gosto ruim na boca pode indicar a presença de doenças bucais perigosas, como a gengivite e a periodontite. Além disso, existem outros fatores que também podem resultar no incômodo após a higiene bucal. Para entender o que causa gosto ruim na boca, contamos com a ajuda da dentista Vivian Marques, do Rio de Janeiro. Veja o que ela nos contou a seguir!

Afinal, o que causa gosto ruim na boca após escovar os dentes?

De acordo com a especialista, o gosto ruim na boca é um quadro multifatorial, ou seja, que pode ser causado por diferentes fatores. “Doenças, medicamentos, síndromes e infecções são os principais deles”, revela Vivian. Justamente por isso, é importante ligar o sinal de alerta ao notar o gosto ruim na boca mesmo após a escovação - já que o quadro pode estar relacionado a doenças bucais sérias.

“A periodontite e a gengivite são causados por microrganismos que afetam o tecido da gengiva, dando origem a um gosto desagradável que, geralmente, é acompanhado por mau hálito”, relaciona a profissional. Outra condição que pode causar o gosto ruim na boca é a síndrome de ardência bucal. “Na maioria das vezes, o quadro afeta mulheres após a menopausa, causando alterações do paladar, especialmente gosto metálico ou amargo.

Gosto ruim na boca: como tratar?

Se você tem lidado com o gosto ruim na boca mesmo após a escovação, não precisa se desesperar. Nesse caso, o primeiro passo é consultar um dentista qualificado para que seja feito o diagnóstico correto e a causa do gosto ruim na boca seja identificada. “O tratamento pode variar de acordo com o fator causal, podendo ser com prescrição de saliva artificial, uso de medicamentos ou através de outras estratégias”, revela a especialista. Mas, vale ressaltar que, quando o que causa gosto ruim na boca são remédios, pode ser necessário suspender a medicação e substituí-la sob orientação médica. Por isso, é tão importante realizar uma consulta odontológica e não optar pelo automedicamento.


Cuidados simples são suficientes para prevenir o gosto ruim na boca

Quando se trata de saúde bucal, uma coisa é certa: a prevenção é sempre o melhor remédio. No caso da sensação de gosto ruim na boca, existem alguns hábitos bem simples que podem evitar esse incômodo. Veja, a seguir, as principais formas de prevenir o quadro.

  • Invista em uma boa rotina de higiene bucal, lembrando sempre de escovar os dentes por cerca de 2 minutos;
  • Aposte no uso de fio dental durante a limpeza dos dentes;
  • Mantenha visitas regulares ao cirurgião dentista. Dessa forma, é possível realizar a limpeza dental com o profissional, pelo menos, duas vezes ao ano;
  • Opte por uma alimentação balanceada. Lembre-se: um corpo saudável também pode contribuir para saúde bucal; 
  • Consuma, ao menos, dois litros de água por dia para manter a boa salivação.

 

 

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Vivian de Oliveira Marques - Cirurgiã dentista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Odontopediatria pela UFRJ. 
CRO-RJ: 50874


TODAS AS MATÉRIAS: higiene bucal