02.08.2021

Você sabe qual é a importância do fio dental?

O fio dental é fundamental para quem busca uma higiene bucal mais eficaz.
Você sabe qual é a importância do fio dental?
O fio dental é fundamental para quem busca uma higiene bucal mais eficaz.
O fio dental é fundamental para quem busca uma higiene bucal mais eficaz.

Não é difícil ouvir que utilizar fio dental é o primeiro passo para preservar a saúde bucal. Ao lado da escova de dentes e do creme dental, ele é capaz de garantir uma higiene oral mais eficaz e afastar quadros indesejáveis, como o tártaro. Mas, além dessas vantagens, existem outros benefícios que o uso do fio dental pode trazer para o seu sorriso. Para entender melhor sobre o assunto, explicamos em um só lugar a importância do acessório e dicas de como passar fio dental corretamente. Confira!

Qual a função do fio dental na higiene bucal?


Antes de descobrir a importância do fio dental, é preciso entender a função deste acessório durante a limpeza dos dentes. De maneira geral, o fio dental é feito para remover a placa bacteriana e outros resíduos que ficam agarrados entre os dentes, onde as cerdas da escova de dentes não costumam alcançar. O fio dental também é responsável por promover a limpeza da região subgengival, que também não é atingida pela escovação simples.  

Quando o paciente não sabe como passar fio dental corretamente, o placa bacteriana não é removida adequadamente e tende a endurecer com o tempo, formando o tártaro. Nesse caso, os riscos da presença de cáries, manchas nos dentes e outros incômodos são maiores e podem afetar diretamente a saúde bucal.

Entenda os benefícios do fio dental para saúde bucal
 

Como falamos anteriormente, o fio dental é uma ferramenta fundamental para realizar uma limpeza completa. Justamente por isso, o acessório é capaz de trazer uma série de benefícios para saúde bucal do paciente. Prevenir doenças periodontais, por exemplo, é o principal entre eles. Isso porque o uso diário do fio dental impede o acúmulo de restos alimentares que servem de alimento para bactérias que, por sua vez, causam inflamações que comprometem a saúde bucal. Nesse sentido, saber como passar fio dental corretamente pode ajudar a retirar o tecido inflamado que dá início à gengivite.

Outros problemas bucais que podem ser evitados com a utilização do fio dental são o mau hálito e a cárie. Assim como a gengivite, eles surgem através do acúmulo de resíduos de alimento depositados sobre ou entre os dentes. Além destes, o desgaste dentário e as manchas nos dentes também são incômodos que podem ser prevenidos através do uso do fio dental. Embora sejam problemas vistos como “estéticos”, eles surgem devido às agressões químicas e mecânicas, que incluem uma má higiene bucal.

Descubra como passar fio dental corretamente


Depois de entender sua a importância, é comum que surjam dúvidas sobre como passar o fio dental corretamente durante a rotina de higiene bucal. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o fio dental deve ser usado  diariamente, pelo menos uma vez ao dia. Além disso, é importante que o produto seja passado antes da escovação para garantir o uso tanto dele quanto da escova. Para não errar nessa tarefa, veja o passo a passo: 

  • Passo 1) Segure o fio dental entre o polegar e indicador das duas mãos, e inicie a limpeza pelos dentes de trás. Lembre-se de seguir a ordem dos dentes até a parte frontal do sorriso. 

  • Passo 2) Os movimentos com o fio dental devem ser feitos de maneira suave. Nessa etapa, é importante deslizar o acessório na gengiva para limpar a região interdental e sulco gengival, espaço entre a gengiva e o dente. 
  • Passo 3) É importante fazer movimentos suaves para frente e para trás, e de baixo para cima. Dessa forma, é possível passar o fio dental por toda a lateral do dente.

  • Passo 4) Não se esqueça de utilizar sempre a parte limpa do fio dental.

     


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal