21.07.2021

Gengiva sangrando por causa do aparelho: o que fazer?

Gengiva sangrando durante o tratamento ortodôntico pode ser um sinal de inflamação.
Gengiva sangrando durante o tratamento ortodôntico pode ser um sinal de inflamação.

Lidar com a gengiva sangrando é sempre uma situação preocupante para os pacientes. No caso de sangramento durante o tratamento ortodôntico, a preocupação pode ser ainda maior. Isso porque a gengiva sangrando do nada ou durante a escovação pode indicar uma inflamação que pode afetar a movimentação dos dentes. Mas você sabe o que fazer para tratar o quadro? Ou quais os cuidados necessários para evitar a gengiva sangrando durante o procedimento? Para esclarecer essas dúvidas, conversamos com a ortodontista Caroline Malavasi. Confira!

É normal lidar com gengiva sangrando durante o tratamento ortodôntico?

Embora muitos pacientes acreditem que sim, ter a gengiva sangrando por causa do aparelho ortodôntico não é uma condição comum. De acordo com a ortodontista, o quadro clínico costuma indicar a presença de uma inflamação. "Os acessórios do aparelho ortodôntico, como braquetes, bandas, tubos e fios, podem proporcionar uma região propícia ao maior acúmulo de placa bacteriana”, explica.

Sendo assim, quando o paciente não realiza uma higiene bucal completa, o uso de aparelhos pode funcionar como porta de entrada para o desenvolvimento de inflamações que deixam a gengiva sangrando, assim como cáries e outros problemas bucais. 

Gengiva sangrando pode trazer prejuízos ao tratamento ortodôntico

Além de trazer danos à sua saúde bucal, a gengiva sangrando durante o uso do aparelho ortodôntico também pode prejudicar o andamento do tratamento. “Se o tecido mucoso estiver muito inchado, inflamado e com sangramento constante, pode ser necessária a remoção do aparelho”, alerta a dentista. Sendo assim, lidar com uma gengiva sangrando do nada ou constantemente pode ser sinônimo de atraso para todo o tratamento. Para evitar esse transtorno, o ideal é manter bons hábitos de higiene bucal, utilizando todos os acessórios específicos orientados pelo ortodontista, assim como comparecer às consultas regulares para realizar a manutenção do tratamento ortodôntico.

Como tratar a gengiva sangrando por causa do aparelho?

Se lidar com a gengiva sangrando durante o tratamento ortodôntico já é uma realidade para você, não precisa se desesperar. De acordo com a ortodontista, o quadro pode ser tratado, mas é preciso de um diagnóstico profissional e individual. No entanto, em casos leves e moderados, o próprio paciente através da orientação profissional pode tratar a gengiva sangrando. “Manter as superfícies do aparelho limpas e sem acúmulo de placa pode ser suficiente”, explica. 

Por outro lado, pacientes que lidam com a gengiva sangrando a mais tempo, podem precisar de tratamentos específicos. “O dentista deverá analisar e planejar um protocolo, sendo importante o acompanhamento de um periodontista, que é especializado na saúde da gengiva”, ressalta Caroline.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Caroline Malavasi - Especialista em Ortodontia e mestre em Dentística pela Universidade Federal Fluminense com consultório na Barra da Tijuca (RJ)
Rio de Janeiro - RJ


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal