Posso machucar minha gengiva passando fio dental?
Gengiva sangrando por causa do fio dental é um alerta para inflamações na região. Saiba o que fazer
Posso machucar minha gengiva passando fio dental?
Gengiva sangrando por causa do fio dental é um alerta para inflamações na região. Saiba o que fazer

Publicador de Conteúdos e Mídias

Posso machucar minha gengiva passando fio dental?

Machucar a gengiva passando fio dental não é algo normal. Leia o artigo e descubra o que pode causar sangramento.

18/03/2022

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Machucar a gengiva enquanto passa o fio dental não é uma situação considerada normal pelos dentistas. Muitas vezes o problema está relacionado ao uso incorreto do produto, como colocar força demais nos movimentos para tentar potencializar a limpeza. Como o tecido gengival é bastante sensível, qualquer ação mais agressiva é capaz de provocar lesões e sangramentos no local. No entanto, a gengiva sangrando após o uso do fio dental também pode ser um sinal de gengivite, uma inflamação na região causada pelo acúmulo de placa bacteriana. 

Para entender mais sobre o assunto, o Sorrisologia conversou com a dentista Uila Ramos. Confira. 

O que pode causar sangramento na gengiva após o uso do fio dental? 

Machucar a gengiva com o fio dental é sempre um indício de que a região está sensibilizada. Segundo a Dra. Uila, a reação pode acontecer de forma esporádica quando passamos o fio com força ou de forma errada. Contudo, é preciso ficar atento a isso, pois o sangramento pode indicar ser um sintoma de inflamação gengival. “Quando você passa o fio, mesmo de forma delicada, e provoca o sangramento na gengiva, demonstra que ela está afetada pela inflamação, podendo sangrar até durante a sua alimentação”, comenta.

A dentista explica que inflamações na gengiva são causadas pelo acúmulo de biofilme. Popularmente conhecido como placa bacteriana, o quadro se estabelece quando bactérias da boca e restos de alimentos se fixam na superfície dos dentes, liberando toxinas que causam uma irritação no tecido gengival. “[a infecção] é evidenciada pela vermelhidão da gengiva (eritema), sangramento e “inchaço” (edema) gengival”, cita. 

Para saber se um sangramento na gengiva pode ser uma inflamação, a Dra.Uila indica prestar atenção na frequência que ele ocorre. “Um sangramento de característica mais persistente ou mais expressiva é um alerta para a presença de inflamação gengival”. 

Como usar fio dental corretamente?

Usar o fio dental de maneira errada pode machucar a gengiva e provocar sangramentos e lesões. Para evitar que isso aconteça, a Dra. Uila cita algumas dicas de como passar o fio da maneira correta. A dentista indica que o fio deve ser introduzido delicadamente até o sulco gengival, espaço ao redor do dente caracterizado por seu formato em “V”. “Puxe o fio para fora e tire os restos que conseguir arrastar. Introduza novamente no mesmo lugar, só que agora insira no sulco gengival do dente vizinho. Repita esta operação em cada superfície interproximal dos dentes”. 

Para a Dra. Uila, um dos erros mais comuns ao passar o fio dental está na ordem do ritual. A dentista explica que o correto é primeiro usar o fio e em seguida escovar os dentes, não o contrário. “Quando você escova primeiro e depois usa o fio, teria que escovar novamente porque ao remover os restos que ficam entre os dentes nestas áreas não houve ação da escovação. Por isso, corre-se o risco de desenvolver cárie por uma higiene deficiente”, esclarece a profissional. 

Machuquei a gengiva passando fio dental: o que fazer? 

A Dra. Uila alerta que, qualquer sinal de gengiva sangrando após uso do fio dental nunca deve ser negligenciado. “A presença de sangramento é um possível sinal de inflamação gengival, que deve ser acompanhado e tratado por um cirurgião-dentista. No caso em que o sangramento deveu-se à força excessiva no uso do fio dental, você pode bochechar água e aguardar um pouco”, orienta. Porém, mesmo que o machucado aparente ser leve e não existam suspeitas de inflamação na área, vale a pena conversar com um dentista. 

Se a causa do sangramento for uma gengivite, o dentista recomenda uma limpeza dental profunda. A técnica é feita com uma raspagem da placa bacteriana e do tártaro, seguida por aplicação de flúor. Com a melhora do quadro, o paciente deve reforçar ainda mais os cuidados diários com a higiene bucal, incluindo o uso correto do fio dental. Outra dica é utilizar somente escovas de dentes com cerdas macias para não machucar a gengiva. E não se esqueça do enxaguante bucal

Além da higiene diária, é fundamental fazer visitas periódicas ao dentista para realização de limpeza profunda no consultório.

Este artigo tem a contribuição da especialista:
Dra. Uila Ramos da Silva - Cirurgiã-Dentista e Ortodontista
CRO-PE - Nº 10.380
Av. Bernardo Vieira de Melo, nº 2730, loja 02, Piedade.
Contato: Whatsapp (81) 99535 6620 / (81) 98528 4650
Instagram: @uilaramos_odontologia 

Redação: Joanna Dark

Publicador de Conteúdos e Mídias

Publicidade
Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias