29.09.2021

Gengiva escura é normal? Entenda!

Notou a gengiva escura? Veja as principais causas por trás do quadro e como tratá-lo!
Gengiva escura é normal? Entenda!
Notou a gengiva escura? Veja as principais causas por trás do quadro e como tratá-lo!
Notou a gengiva escura? Veja as principais causas por trás do quadro e como tratá-lo!

A gengiva escura é uma condição que pode causar estranheza e preocupação aos pacientes. Afinal, em um primeiro momento, é muito difícil saber o que aquilo significa: será que essa mancha escura na gengiva é comum ou pode ser algo mais grave? Com causas variadas, o quadro nem sempre é sinônimo de doenças bucais, como a gengivite. Para explicar todas as dúvidas sobre o assunto, convidamos a dentista Rhianna Barreto, do Rio de Janeiro, que revelou se ter a gengiva escura é normal e os possíveis tratamentos para a condição.

Gengiva escura: o que pode ser?

São vários os motivos que podem levar ao surgimento de mancha escura na gengiva do paciente. Em alguns casos, inclusive, a gengiva escura pode estar relacionada com a hiperpigmentação gengival,  que não é uma doença e não exige tratamento. Isso porque a coloração é resultado da interferência direta da melanina no sorriso do paciente, que não possui nenhuma alteração clínica ou indicação de patologias. 

No entanto, a especialista alerta: a gengiva preta ou escura também pode acontecer devido a uma patologia local. A gengivite e a periodontite, por exemplo, são algumas das principais doenças que resultam no escurecimento do tecido mucoso. Além disso, o contato com prótese dentária fixa é outro fator que resulta na gengiva escura.

O diagnóstico para gengiva escura é importante para descartar possíveis doenças bucais

Como falamos anteriormente, a gengiva escura pode ter diferentes causas, incluindo condições que não oferecem risco à sua saúde bucal. Por isso, antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, é importante consultar um profissional qualificado.

"O ideal é procurar um estomatologista ou cirurgião bucomaxilofacial para diagnosticar. Através de exame clínico e complementar no consultório será possível identificar o que causa a mancha escura na gengiva”, aconselha Rhianna. Nesses casos, a automedicação pode mascarar os sintomas de outras patologias e trazer prejuízos ao seu sorriso. Então, já sabe, né?! Busque um especialista o mais rápido possível.

Gengiva escura: como clarear?

Ao ver uma mancha escura na gengiva que não estava ali antes, é importante buscar um diagnóstico profissional para garantir o tratamento adequado. Isso porque as medidas e os cuidados podem variar de acordo com a causa da gengiva escura. “Nos casos de hiperpigmentação, pode ser feita uma raspagem e adequação gengival local. Por outro lado, em situações de patologias deve ser feito o tratamento da doença em questão”, revela a profissional.

Por outro lado, a gengiva escura ao redor do dente causada pelo uso de próteses ou implantes dentários exige um tratamento mais invasivo. A gengivoplastia, o enxerto de gengiva e o enxerto ósseo, por exemplo, são algumas das medidas que podem ser recomendadas pelo dentista de acordo com o quadro do paciente.

 

Este artigo tem a contribuição do especialista:
Rhianna Barreto - Cirurgiã-Dentista
Rio de Janeiro - RJ
CRO-RJ: 37448 


TODAS AS MATÉRIAS: saúde bucal