Fique atento aos sinais que sua boca pode estar dando sobre sua saúde
Você sabia que a boca pode trazer sinais indicadores de problemas de saúde? Confira sobre alguns desses acontecimentos e o que pode significar cada um
Você sabia que a boca pode trazer sinais indicadores de problemas de saúde? Confira sobre alguns desses acontecimentos e o que pode significar cada um

Publicador de Conteúdos e Mídias

Fique atento aos sinais que sua boca pode estar dando sobre sua saúde

Manter uma saúde bucal em dia é de extrema importância. A escovação correta, usar o fio dental e o enxaguante bucal são alguns hábitos que contribuem para esse quadro. Contudo, mesmo com essas práticas, o paciente pode vir a perceber problemas na cavidade bucal.

28/09/2017

Compartilhar em suas redes

Publicador de Conteúdos e Mídias

Manter uma saúde bucal em dia é de extrema importância. A escovação correta, uso do fio dental e o enxaguante bucal são alguns hábitos que contribuem para esse quadro. Contudo, mesmo com essas práticas, o paciente pode perceber problemas na cavidade bucal. Esses distúrbios podem significar algum sintoma de uma doença. Pensando nisso, o Sorrisologia separou exemplos para você se informar. Lembrando que qualquer acontecimento fora do normal é necessário procurar um especialista para realizar o diagnóstico correto e indicação do tratamento.

Sangramentos

Os sangramentos na gengiva nem sempre indicam um problema bucal, entretanto não devem ser ignorados à primeira vista. Normalmente, esse tipo de ferida aparece durante a escovação dos dentes, podendo ter sido provocada pela escova ou algum alimento mais duro. No entanto, o sangramento pode ser um sintoma. O problema pode sinalizar uma diabetes, comum por apresentar problemas de coagulação, ou, quando estiver acompanhado do inchaço da gengiva, o paciente pode estar com gengivite, por exemplo.

Mau hálito

O desconforto do mau hálito é bem grande para quem possui e para quem está ao redor. Cientificamente, o problema é conhecido como halitose. Em grande parte dos casos, esse sintoma pode ser facilmente exterminado com uma escovação correta, fio dental e enxaguante bucal. Porém, o odor ruim pode ser um sinal de outras doenças, como diabetes, periodontite, problemas estomacais ou cárie. Por isso, é importante fazer uma avaliação com o dentista assim que perceber uma mudança do hálito.

Feridas na região e cavidade bucal

É comum surgirem alguns machucados dentro da boca ou pelos lábios. Esses incômodos podem ser problemas com aftas ou também herpes, em alguns casos. Ambos são indicadores de enfraquecimento do sistema imunológico, servindo como uma forma de alerta para o paciente. As aftas são pequenas feridas que permanecem durante uma a duas semanas. Elas podem ser provocadas pela ingestão de alimentos ácidos que acabam desequilibrando o pH bucal. Contudo, o surgimento delas pode ser relacionado a alguns problemas hormonais, alergia ou estresse, por exemplo. Enquanto isso, o herpes é caracterizado por bolinhas avermelhadas na região dos lábios causada por um vírus. É uma doença contagiosa e infecciosa que pode aparecer em decorrência da falta de vitamina C, alimentação incorreta, falta de sono em dia e outros.

Problemas na língua

Uma língua rosada é o tipo considerado como saudável. Assim como outras regiões da boca, ela pode ser uma maneira de indicar problemas de saúde. A descamação desta é chamada de língua geográfica, trazendo hipersensibilidade no momento da ingestão. Os pacientes que apresentam esse quadro podem indicar uma relação com doenças alérgicas ou dermatológicas, como por exemplo urticárias, rinite e psoríase. Além disso, uma língua inchada e avermelhada pode ser um sinal de carências de algumas vitaminas e de ácido fólico. Vale ressaltar a importância da limpeza da região para não acumular a saburra, formada por restos de comida, células da mucosa e bactérias.

Publicador de Conteúdos e Mídias

Mais Recentes

Publicador de Conteúdos e Mídias