Estou com cárie: existem alimentos que podem agravar ainda mais o quadro?
Sentir um incômodo ao mastigar, uma pontadinha de dor ou encontrar uma mancha mais escura no dente são alguns sintomas relacionados à cárie. Esta é uma das doenças bucais mais comuns e, por isso, muitos sintomas são associados ao quadro. Para quem já está
Compartilhar em suas redes
Sentir um incômodo ao mastigar, uma pontadinha de dor ou encontrar uma mancha mais escura no dente são alguns sintomas relacionados à cárie. Esta é uma das doenças bucais mais comuns e, por isso, muitos sintomas são associados ao quadro. Para quem já está realmente com a cárie instalada, é importante seguir os cuidados ideais. Isto porque você pode acabar agravando o problema, como através da alimentação inadequada. Saiba quais alimentos é preciso evitar nesse momento de acordo com as indicações da dentista Beatriz Bussab.
A alimentação influencia na instalação da cárie
Segundo a definição da odontologista, a cárie é uma doença multifatorial acometida por bactérias do meio bucal. Além da má higienização, o que você come também é outro influenciador para esse quadro, especialmente a alimentação rica em carboidratos. “É necessária uma dieta cariogênica para fornecer energia para a fermentação da bactéria da cárie desmineralizar as estruturas dentais, ocorrendo assim uma cavitação no dente”, esclarece a profissional.
Quais alimentos podem agravar ainda mais o quadro?
Quando a cárie já está instalada na cavidade bucal, há alimentos que são capazes de agravar o quadro. “Alimentos ricos em sacarose (como doces, bolos, balas, chocolates, etc.) contribuem para a formação da doença cárie, modificando o pH na cavidade oral, e promovendo a proliferação dos micro-organismos”, destaca Beatriz. Quando esses exemplos são consumidos em excesso e sem a higienização bucal adequada após as refeições, levam à formação da cárie.
Fique de olho na alimentação e longe de cáries
Com alguns cuidados diários é possível proteger sua saúde bucal. Não há dúvidas de que manter a limpeza regular é um dos principais itens dessa lista e que devem fazer parte da sua rotina. Para isso, você pode contar com a ajuda de uma escova de dentes com cerdas macias, creme dental e também o fio dental. Além disso, fique atento aquilo que você está comendo.
“Para a prevenção da cárie é necessário maneirar na alimentação rica em carboidratos, fazendo escolhas mais saudáveis, como frutas e sempre mantendo uma boa higienização após as refeições, e até mesmo depois daquele docinho”, ressalta a dentista. Para completar, não deixe de ir regularmente às consultas, pois o profissional pode orientá-lo sobre sua higiene bucal e também ajudar na prevenção, como com a aplicação de flúor. “Quando o dente já possui uma cavitação, devemos tratar a partir da remoção da cárie e restaurando o dente logo em seguida”, comenta Beatriz.
Este artigo tem a contribuição do especialista:
Beatriz Bussab - Cirurgiã-dentista
Osasco - SP
CRO-SP 125369